Pesquisar este blog

11.30.2007

VOLTA AO MUNDO COM SEUS SABORES










A cozinha espanhola é compostas por muitos pratos picantes e saborosos. Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e alho. O uso do azeite, não apenas como tempero para alimentos prontos, mas também para frituras dos cozidos, é um hábito fortemente espanhol. Um hábito espanhol, também, é tirar uma "siesta" depois das refeições. Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições.
Internacionalmente, a paella, que consiste em um farto risoto de frutos do mar, é o prato mais conhecido e o jamon (Presunto cru ou "di Parma") uma das principais iguarias.




BATATA ESPANHOLA






Ingredientes






estrogonofe de frango 



purê de batata 



1 copo de requeijão 



200g de mussarela ralada 



1 pacote de batata palha



Modo de Preparar




Montar os ingredientes em camadas, na ordem acima, em um pirex transparente (fica mais bonito, pois dá para ver as camadas). Levar ao forno quente por aproximadamente 20 minutos. 

Dica: você pode experimentar substituir o estrogonofe de frango por um de carne ou qualquer outro molho de sua preferência.





COZIDO ESPANHOL




Ingredientes






1 cebola grande picada 



2 colheres (sopa) de azeite de oliva 



1 dente de alho amassado 



1 tablete de caldo de carne 



300 g de carne bovina magra cortada em cubos 



1 colher (sopa) de azeitona verde (sem caroço) picada 



2 colheres (sopa) de salsinha picada 



2 tomates cortados em cubos 



2 batatas cortadas em pedaços grandes 



1 ½ xícara (chá) de água 



1 lata de grão de bico escorrido 



2 cenouras cortadas em rodelas 



3 folhas de repolho picadas



Modo de Preparar



Refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e continue refogando. Adicione o tablete de caldo de carne e os cubos de carne e refogue. Junte a azeitona, a salsinha, o tomate e a batata e continue refogando. Acrescente a água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo. Adicione o grão-de-bico escorrido e a cenoura e deixe cozinhando por mais 10 minutos. Junte o repolho. Desligue o fogo e conserve a panela tampada por 15 minutos. Sirva a seguir. 

Rendimento para 8 pessoas. 





PAELLA TRADICIONAL





A paella é o prato mais conhecido da gastronomia espanhola. O nome provém do tacho em que é cozinhada, a paellera, mas também pode ser preparado numa frigideira rasa e grande. Existem inúmeras variações de paella tradicional, em se acrescentam tanto legumes como carnes e mariscos.






Ingredientes






12 mexilhões 



36 vôngoles 



¼ xícara (chá) de vinho branco seco 



225g de lingüiça de porco, cortada em pedaços de 2,5 cm 



450g de filé de frango, cortado em tiras de 5 cm 



2 dentes de alho, amassados 



½ colher (chá) de tomilho seco 



¼ colher (chá) de sal 



1 pimentão verde, picado 



1 cebola, picada 



450g de camarão grande, descascado e limpo 



175g de arroz agulha 



½ colher (chá) de estames de açafrão, amassados 



1 xícara (chá) de caldo de galinha 



225g de tomates pelados e picados






Modo de Preparar




Esfregue as conchas dos mariscos sob água corrente. Raspe com uma faca para retirar as cracas e o limo. Arranje os mariscos em círculo em uma fôrma de suflê (3 litros). Coloque os mexilhões no centro. Regue com o vinho. Cubra e cozinhe em potência ALTA por 3-4 minutos. Elimine a parte superior das conchas. Passe os mariscos no líquido de cozimento para retirar os grãos de areia. Reserve. Coloque em uma jarra o líquido de cozimento dos mariscos. Deixe descansar até que a areia se deposite no fundo. Retire o líquido limpo e reserve. Elimine o restante. Coloque as lingüiças na mesma fôrma usada para os mariscos. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência ALTA por 5 minutos. Retire as lingüiças e escorra. Reserve a gordura do cozimento. Numa tigela, coloque o filé de frango temperado na gordura reservada. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência ALTA por 4-5 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire o frango e reserve. Coloque na mesma fôrma o pimentão, a cebola e o camarão. Cubra e cozinhe em potência ALTA por 2-3 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire os camarões e reserve. Junte o arroz e o açafrão aos legumes na fôrma; misture. Cozinhe em potência ALTA por 2 minutos; mexa 1 vez. Junte o líquido dos mariscos, o caldo de galinha e o tomate. Cozinhe em potência ALTA por 15 minutos; mexendo 1 vez. À mistura de arroz, adicione a lingüiça, o frango e os frutos do mar reservados; mexa cuidadosamente para misturar. Cubra a paella e cozinhe em potência ALTA por 2-3 minutos, até ficar bem quente. Cuidado para não cozinhar demais.




Montagem Final




Transfira para uma travessa pré-aquecida, arranjando os mexilhões e o vôngole por cima. Guarneça e sirva. 

Rendimento para 8 pessoas.





SALMÃO ESPANHOL

Ingredientes






1 Kg de salmão cozido em água e sal por 20 minutos 



2 colheres de sopa de azeite 



1 colher de sopa de manteiga 



2 dentes de alho picado 



1 cebola pequena 



½ xícara de cogumelos batidos em pouquíssima água (reserve alguns em fatias) 



1 lata de creme de leite 



1 colher de molho de tomate 



salsinha e cebolinha à gosto 



queijo parmesão à gosto para polvilhar 



sal à gosto





Modo de Preparar




Refogar todos os ingredientes, deixando o creme de leite por último sem soro, deixar ferver por dois minutinhos e cobrir o salmão com o molho. Polvilhar com o queijo, levar ao forno quente para gratinar, decorar com os cogumelos fatiados e azeitonas pretas.

Dica: você pode substituir o salmão por peito de frango desfiado.





HUEVOS A LA FLAMENCA

Ingredientes






5 ovos 



100 g de chouriço 



100 g de presunto cru 



1 concha de molho ao sugo 



1 punhado de ervilhas em conserva 



4 aspargos em conserva 



2 colheres de azeite






Modo de Preparar




Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e coloque as carnes para fritar. Quando estiver começando a fritar, quebre os ovos na frigideira sem quebrar as gemas. Quando as claras estiverem começando a ficar brancas, coloque o molho ao sugo, as ervilhas e os aspargos e deixe cozinhar por mais uns 2 minutos. Sirva com arroz branco.











Nenhum comentário: