Pesquisar este blog

12.06.2007

VOLTA AO MUNDO COM SEUS SABORES


Rústica é a maior característica da culinária portuguesa. Os descobridores do Brail aprenderam a combinar e aproveitar os ingredientes disponíveis com maestria. E o resultado é sempre uma explosão de cores, aromas e sabores no prato.

Foi de Portugal que partiram para o resto do mundo pratos como as sopas, os cozidos, as migas e os pratos à base de arroz.

Em sua viagens os portugueses levaram alimentos que modificaram a dieta de outros povos e incorporaram a seu cardápio outros tantos, como exemplo do que estamos falando, temos o tão famoso bacalhau.

Mas com toda esse grande culinária, as refeições são relativamente baratas em Portugal. Seus pratos típicos são simples, como por exemplo, o caldo verde. O frango assado e temperado com alho, também é bem popular.

Os restaurantes normalmente oferecem um menu turístico, que inclui uma entrada ou uma sopa, um prato principal e uma sobremesa, pão e uma bebida, tudo por um preço menor do que o de um prato principal do cardápio. Vale a pena conferir!!!



MARISCOS NA CATAPLANA
INGREDIENTES:
1/2 xícara de chá de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
400g de lula limpa em pedaços
300g de mexilhão cozido
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 ramo de salsa picada
Sal
Pimenta do reino


MODO DE PREPARO:
Refogue em fogo alto a cebola com alho no azeite sem deixar dourar. Adicione os frutos do mar e refogue por mais 4 minutos. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o vinho, mexendo de vez em quando, deixe cozinhar por 10 minutos com a panela tampada. Polvilhe salsa e sirva.

Curiosidade:
A cataplana é um dos símbolos da cozinha do Algarve. Era feito de ferro batido e zinco, mas hoje em dia é feito de cobre. Na região de Beira Baixa essa panela é conhecida como prussiana.
Rendimento : 4 porções - Calorias : 296 por porção



CALDO VERDE PORTUGUêS
INGREDIENTES:
250g de couve-manteiga
3 chouriços médios
1kg de batata sem casca
Água
1/2 colher de sopa de sal
1 cebola média cortada em quatro
1 dente de alho cortado em lâminas
1/2 xícara de chá de azeite de oliva


MODO DE PREPARO:
Lave a couve sob água corrente, retire os talos e seque-as com toalha de papel. Pique-a em tiras finas e arrume em uma peneira. Coloque em uma panela 2 litros de água e leve ao fogo por 15 minutos ou até ferver. Retire do fogo e despeje sobre a couve. Reserve.

Lave as batatas, descasque-as e pique em pedaços pequenos. Reserve.Descasque a cebola, lave-a e corte em 4 gomos. Reserve. Descasque o alho e pique-o em lâminas. Reserve.Coloque em uma panela 1 litro de água e os chouriços. Leve ao fogo por 8 minutos ou até a água ferver. Retire do fogo, escorra a água e corte os chouriços em rodelas finas. Reserve.

Coloque em uma outra panela as batatas, a cebola, o alho, metade do azeite de oliva, 1 e 1/2 litro de água e 1 colher de sopa de sal. Leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire do fogo, espere amornar por 10 minutos e transfira para o copo do liquidificador.

Bata por 1 minuto ou até obter um creme homogêneo e despeje de volta na panela. Acrescente o restante do azeite de oliva. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos ou até começar a engrossar. Misture a couve, o chouriço.Acerte o sal e retire do fogo. Sirva em seguida.

Tempo de Preparo : 1:30
Rendimento : 16 porções de 185g



BATATAS AO MURRO
INGREDIENTES:
3/4 xícara de chá de azeite
8 batatas médias com casca
3 dentes de alho sem casca
Sal


MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura alta.

Lave e escove bem as batatas. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno até que fiquem macias. Retire do forno e com a mão em volta de uma pano deprato de um murro em cada batata. Aqueça o azeite com o alho e junte aos poucos as batatas. Frite de cada lado até dourar bem. Retire o alho para não queimar. Deixe a batata escorrer em papel absorvente. Tempere e sirva quente.

Curiosidade:
Esta receita é típica da região da Beira Alta onde é costume passar a batata no sal grosso para depois levar para assar. Antes de servir é salpicado mais sal e regado com azeite.
Rendimento : 8 porções


PASTEL DE SANTA CLARA

INGREDIENTES:
Massa:
4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 xícara de chá de água
1/2 colher de chá de sal
2 ovos

Recheio:
3 1/3 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de chá de manteiga
1 colher de chá de baunilha
20 gemas

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

MODO DE PREPARO:
Massa:
Bata os ovos com o sal. Junte água e farinha. Misture com as mãos e despeje em uma superfície enfarinhada. Amasse a massa por 3 minutos, batendo bem para ficar elástica. Coloque em uma tigela enfarinhada, cubra com filme plástico e deixe por 1 hora.

Recheio:
Leve ao fogo o açúcar com água até dissolver bem. Cozinhe sem mexer para que a calda fique um pouco grossa. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte manteiga, farinha, gemas e baunilha à calda e leve ao fogo baixo, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.

Montagem:
Divida a massa em várias partes. Abra uma parte bem fina com o rolo sobre um pano limpo e enfarinhado. Deixe descansar por 3 minutos cada parte aberta. Estique a massa em todas as direções até ficar bem fina e transparente. Deixe descansar sobre o pano até começar a secar, ficar áspera, sem grudar nas mãos.

Aqueça o forno em temperatura média. Corte a massa com um cortador de biscoitos de 10cm de diâmetro. Pegue 2 pedaços cortados e coloque no fundo de uma forminha canelada, redonda, alta e com 7cm de diâmetro. Forre a forminha com a massa e coloque 1 colher de sopa do recheio. Pegue mais dois círculos cortados e cubra a forminha recheada, apertando bem com o cabo de uma colher. Faça isso com todo o recheio e massa.

Coloque as forminhas em uma assadeira e asse por 10 minutos ou até que a massa fique crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar e sirva.

Curiosidade:
Pastel de Santa Clara, Pao-de-Anjo, Toucinho-do-Céu e Queijinho-do-Céu foram criados por freiras e noviças nos conventos medievais, onde se cultivava o hábito da boa mesa. Daí seus nomes serem uma alusão à religião.
Rendimento : 45 unidades - Calorias : 143 por unidade


ARROZ SARRABULBO
INGREDIENTES:
7 xícaras de chá de água
5 xícaras de chá de arroz lavado
1 1/2 xícara de chá de angue de porco fresco
4 colheres de sopa de louro em pó
2 colheres de sopa de sal
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de cominho
1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
500g de acém
500g de frnago sem pele e osso
500g de costeleta de porco
250g de bofe de porco
150g de linguiça fresca
10 cravos da índia
1 coração de porco


MODO DE PREPARO:
Leve ao fogo médio para cozinhar por 1 hora ou até que tudo esteja macio : acém, frango, costeleta, linguiça, coração, bofe, água e temperos.

Retire as carnes e corte tudo em pequenos pedaços. Na mesma água que sobrou coloque o arroz e cozinhe até ficar "al dente". Junte as carnes e o sangue, misture tudo. Deixe cozinhar por mais 5 minutos ou até que o arroz esteja macio. Sirva em seguida.

Curiosidade:
Esta receita é da região do Douro onde existem outras versões do prato como o sarapatel ou as Papas de Sarrabulbo com miúdos de porco.
Rendimento : 30 porções



BACALHOADA
INGREDIENTES:
3 colheres de sopa de azeite
3kg de bacalhau
8 cebolas médias sem casca
8 ovos
8 batatas médias sem casca
2 maços de couve sem talo
Sal
Pimenta do reino


MODO DE PREPARO:
Coloque o bacalhau de molho de véspera em uma peneira sobre uma tigela grande, mas não deixe que a peneira fique próximo do fundo. Troque a água 3 ou 4 vezes.

Leve para cozinhar as batatas com água. Junte as cebolas e os ovos com casca. Quando as batatas estiverem quase cozidas, retire os ovos e descasque-os. Adicione o bacalhau. sal e pimenta. Cozinhe por mais 10 minutos. Tire do fogo. Reserve a batata e o bacalhau separadamente. Junte a couve com água e um pouco do caldo do cozimento do bacalhau. Cozinhe por 20 minutos ou até ficar "al dente". Escorra a verdura e o bacalhau. Arrume os ingredientes em uma travessa, regue com azeite e sirva.
Rendimento : 10 porções - Calorias : 590 por porção


FATIAS DOURADAS
INGREDIENTES:
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
6 ovos
1 pitada de sal

Calda:
4 xícaras de chá de açúcar
2 1/2 xícara de chá de água
1 colher de chá de farinha de trigo
15 gemas peneiradas
Canela em pó


MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno em temperatura média.

Bata na batedeira os ovos até que doubrem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Acrescente a farinha, fermento e sal, misture tudo. Despeje em uma fôrma para bolo inglês de 28,5x11,5cm untada com manteiga e asse até dourar ligeiramente. Deixe amornar, desenforme e corte em 12 fatias.

Calda:
Leve para ferver o açúcar com 2 xícaras de água até o ponto de fio fraco, que se rompe facilmente. Passe cada fatia na calda. Escorra e coloque em uma travessa. Adicione a água restante à calda que sobrou e peneire. Leve ao fogo até dar ponto de pérola. Ponha um pouco de calda sobre as gemas. Adicione a farinha às gemas e misture. Despeje na calda restante. Leve ao fogo e mexa até engrossar. Sirva sobre as fatias de pão-de-ló e polvilhe com canela.
Rendimento : 12 fatias - Calorias : 489 por fatia



Nenhum comentário: