Pesquisar este blog

7.15.2010

Semana da Farofa no Espaço dos Gastrotwitteiros

Semana da Farofa no Espaço dos Gastrotwitteiros

Das versões mais requintadas com ingredientes caros até a farofinha que acompanha o prato do brasileiro nas marmitas, é difícil pensar em uma preparação tão popular e difundida como a nossa farofa do dia a dia.
O prato é tão comum que pode estar mais presente até que o feijão com arroz: vemos farofa para acompanhar assados, rechear aves, no churrasco e até em sobremesas como nos sorvetes e nas cucas.
Encontramos pelo mundo receitas que lembram a nossa farofa, receitas feitas com castanhas, farinha de pão e versões mais naturais como grãos e legumes ralados, mas farofa mesmo não encontramos como as que temos aqui.
Versões de milho não deixam de ser saborosas, mas quando se fala em farofa, na maioria das vezes, imaginamos farinha de mandioca, manteiga e outros temperinhos. Infinitas são as possibilidades de preparo dessa iguaria e para que possamos divulgar e conhecer os detalhes de muitas outras preparações estamos iniciando a Semana da Farofa.

Por Chef Ronaldo Rossi

http://amigosdaconfraria-gastrotwitteiros.blogspot.com/2010/07/semana-da-farofa-no-espaco-dos.html

Um comentário:

Fabi Artmann disse...

Ricardo
Pensar em farofa do Brasil, dá água na boca, ainda mais quando leva manteiga e vários temperinhos...
Outro dia preparei em casa uma farofa de vôngole, bem fritinho na manteiga, chegou a ficar crocante com a farofa.. Uma delícia.
E Essa farofa de vôngole maravilhosa, já foi chamada de 'farofa de maçambique' (maçambique mesmo e não moçambique), que por sua abundância nas praias era um prato muito comum no litoral norte do RS, principalmente para os trabalhadores braçais da construção civil e pescadores da região, que a levavam em marmitas para o trabalho.
Hoje considero uma verdadeira iguaria,, que faz sucesso em qualquer mesa.
Abraços e parabéns pelo Blog de qualidade;
Fabi Artmann