Pesquisar este blog

1.11.2011

A historia do Fideua prato tipico da Espanha




O Fideuá é um dos raros pratos populares da Espanha que tem uma historia exata e uma data de nascimento exata também.

Se procurarmos nos diários valencianos dos anos de 1975 a 1980 encontraremos historias sobre a invenção do Fideua. São os anos que o Fideua se fez presente e conhecido por toda a comunidade Valenciana. O Fideua é um prato típico do litoral da Comunidade Valenciana, parecido com a tradicional Paella pelo fato de seus ingredientes e sua elaboração serem parecidos, substituindo o arroz pelo macarrão, mas o Fideua só se faz com peixes e mariscos já as paellas com carnes e outros ingredientes.

Como na Paella o recipiente utilizado para fazer o Fideua também é chamado de Paella, é feito em uma frigideira larga e plana, tendo suas variações tradicionais feitas em caçarolas. Vem da província de Gandia ( Valencia ) a origem deste prato, a lenda do Fideua se atribui ao grupo de pescadores de Grão de Gandia bairro costeiro de Gandia onde se encontra o porto que quando estavam em alto mar queria fazer uma Paella mas não tinham o arroz naquele momento e tiveram a idéia de se fazer com o que eles tinham em suas mãos, o macarrão, mariscos e peixes.

Outra historia é que nos anos de 1970 em um grande Porto situado na Comarca de Safor, a uns 60km ao sul de Valencia, saiu para o mar um barco de pescadores. Depois de vários dias no mar, os pescadores valencianos quiseram fazer uma boa Paella mas havia acabado o arroz para se fazer a Paella e como tinham macarrão tiveram a idéia de “ Echemos Fideos en vez de Arroz” assim surgiu o Fideua


Receita do Fideua



Ingredientes

- 3 copos de água
- 300 g de mexilhões
- 300 g de camarões limpos
- 1 lula pequena cortada em anéis
- 1 rodela de merluza pequena
- 1 tomate picado sem pele e sem sementes
- 250 g de macarrão tipo fidelini
- 1 tablete de caldo de pescado
- 1 dente de alho
- 2 rodelas de cebola
- 1 colher (café) de açafrão
- 6 colheres (sopa) de azeite extra virgem



Modo de Preparo


Coloque 3 colheres (sopa) do azeite para esquentar. Em seguida, refogue o açafrão e com ele a cebola, alho, tomate, mexilhões, camarões, lula e a merluza. Deixe em fogo brando até começar a surgir um caldo. Espere cozinhar por 10 minutos e, em seguida, acrescente a água com o tablete de caldo de pescado. Deixe ferver em fogo médio. Quando formar um caldo saboroso, retire os camarões, a lula, a merluza e o marisco e reserve, enquanto o caldo continua fervendo. Em uma frigideira grande, frite o macarrão no azeite restante até ficar douradinho. Acrescente-o ao caldo que está fervendo e deixe cozinhar por 3 minutos ou ao seu gosto. Quando a água secar completamente tire do fogo, coloque no recipiente que será servido e decore o prato com os mariscos reservados ou faça um tira-gosto deles.

Um comentário:

Jagunço Hudson disse...

Muito legal. Grato pelo artigo.