Pesquisar este blog

4.29.2011

Sanduiche sua historia e receitas fantasticas




Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sanduba por nós brasileiros ou sande ou sandes portugues de portugal , é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada o recheio que voce sonhar e quiser. Mais voces sabem de onde vem a origem do nome Sanduiche??
Os sanduíches são habitualmente consumidos ao lanche, ou, como uma refeição rápida, durante o almoço ou jantar.


Conforme o historiador Edward Gibbon, seu nome teria se originado em 1762 a partir de John Montagu, 4º Conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, que tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante os seus intermináveis jogos de cartas, de Whist.
Um dos seus parceiros de carteado, James Cook deu o nome de "Sandwich" a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778, hoje o Hawai. Existem no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul as desabitadas Ilhas Sandwich do Sul.


Daí em diante, o Sanduíche nas suas mais diversas formas se popularizou internacionalmente, na Inglaterra, na Holanda, Alemanha, na Itália (ex.:Bruschetta, tramezzino, panino), nos Estados Unidos (ex. Cachorro-quente, Hambúrguer e suas variantes), etc.

Abaixo segue receitas de sanduiches que vão dar o que falar em sua casa.......Bom Apetite!!!

SANDUíCHE EXóTICO 

INGREDIENTES:

1 peito de frango (150g)
1 pão de forma libanês ou sirio
1 colher sopa mayonaise de TOFU
1 fatia queijo emmentall (ou prato) 
3 fatias de bacon grelhado
Porção de baby rucula e ou agrião
1 pitada paprica picante 
1 pitada sal e pimenta do reino
1 colher de chá de suco limão
1 colher de sopa oleo ou azeite


MODO DE PREPARO:

Marine o peito de frango cortado fino com a paprica, pimenta,sal, oleo,limão. Grelhe o peito de frango. Coloque o pão em frigideira e sob o fogo - aqueça, virando com as mão. Abra o pão cuidadosamente. Coloque a mayonaise de Tofu, a rucula/agrião, o peito de frango, o queijo, o bacon grelhado. feche o sanduiche e bom apetite. 

obs: chips da terra vão super bem com este sanduiche (beterraba, mandioquinha) ou então macaxeira frita.

 HOT DOG FRANCêS

INGREDIENTES:

1 salsicha tipo vienense 
150g de queijo gruyère ralado 
1 colher de sopa de manteiga 
2 colheres de sopa de leite 
4 colheres de sopa de creme de leite fresco 
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado 
1 baguete pequena


MODO DE PREPARO:

Ligue o forno em temperatura média.

Faça um corte sobre a baguete no sentido do comprimento, deixando uma margem de 2cm de cada lado. 

Cozinhe a salsicha por 5 minutos. Escorra e reserve.

Coloque a manteiga numa frigideira antiaderente e leve ao fogo baixo para derreter. Acrescente o queijo gruyère, o leite e mexa até que fique completamente derretido. Acrescente o creme de leite e continue mexendo até obter uma pasta lisa e uniforme. Coloque a salsicha dentro do corte feito no pão e jogue o molho de queijo por cima. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até que comece a gratinar. Retire do forno e sirva imediatamente.

HOT DOG EMBRULHADO

INGREDIENTES:

10 salsichas 
5 ovos cozidos duros frios e descascados 
1 xícara de chá de queijo tipo mussarela ralado 
1/2 xícara de chá de cebola bem picada 
1/2 xícara de chá de amendoim torrado descascado e picado 
6 colheres de sopa de maionese 
2 colheres de sopa de mostarda 
12 pãezinhos de cachorro-quente cortados no meio


MODO DE PREPARO:

Pique as salsichas com os ovos. Junte o queijo ralado, a cebola, o amendoim, a maionese e a mortada. Misture bem. 

Retire um pouco do miolo da metade superior do pão, deixando uma casca de 1cm. Encha com a mistura de salsicha. Feche com a outra metade. Embrulhe os sanduíches em papel de alumínio e coloque numa assadeira. Asse em forno baixo por 20 minutos. Sirva bem quente.

SANDUíCHE PICANTE

INGREDIENTES:

2 colheres de sopa de cogumelo em conserva
3 colheres de sopa de maionese
1 pão ciabata 
7 fatias de salame italiano (140g)
3 folhas de alface lavadas



MODO DE PREPARO:

Corte os cogumelos ao meio e misture-os à maionese. Corte o pão ciabata ao meio, espalhe numa das metades a pasta de maionese e cogumelos e sobre ela, acomode as fatias de salame. Finalize com a alface e feche com a outra metade do pão. Sirva em seguida.

Dicas: 
Substitua os cogumelos por 1 pepino em conserva picado, e a alface por 1/2 xícara de chá de rúcula lavada. Perfume o pão, esfregando em cada metade 1 dente de alho cortado ao meio.

CIABATTA COM REQUEIJãO E BRESAOLA

INGREDIENTES:

1 xícara de chá de folhas de agrião 
1/2 xícara de chá de requeijão cremoso 
1 colher de sopa de mostarda preparada 
1/3 de xícara de chá de uva passa preta 
2 pães ciabatta de 415g cada 
200g de fatias de bresaola


MODO DE PREPARO:

Pique as folhas de agrião. Transfira para uma tigela, junte o requeijão, a mostarda e a uva passa e misture bem. Reserve. Corte os pães ao meio. Espalhe a mistura reservada sobre as metades inferiores do pão. Cubra com as fatias de bresaola. Por cima, coloque as outras metades de pão. Pressione bem os sanduíches. Corte-os ao meio. Coloque em quatro pratos e sirva.

SANDUíCHE MEXICANO

INGREDIENTES:

300g de carne moída
4 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de massa de tomate
1 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de salsa picada
12 azeitonas verdes picadas
1/2 lata de milho verde
2 ovos cozidos
Salsa
Cebolinha
Sal
Pimenta
6 pães franceses
2 colheres de sopa de óleo
1 pimentão vermelho pequeno picadinho


MODO DE PREPARO:

Leve ao fogo o óleo. Refogue a carne até que ela esteja bem sequinha. Junte a cebola e o alho, refogando até ficar transparente. Acrescente a massa de tomate. Tempere com sal e pimenta. Junte uma xícara de água e deixe ferver até quase secar. Coloque o milho verde, as azeitonas, a salsa, mexa bem e desligue o fogo. À parte, frite o pimentão picado, no óleo e acrescente ao refogado. O recheio deve ter um poquinho de molho. Retire o miolo de cada pãozinho e recheie. Sirva quente.




Um comentário:

Um Bebum disse...

Ricardo, alguns reparos à história de John Montagu: segundo o seu biógrafo, ele não era um jogador inveterado, jogava socialmente, como era moda na época. Ainda segundo seu historiador, ele era um workaholic, e provavelmente inventou o sanduiche para continuar trabalhando enquanto se alimentava.
foi por duas ocasiões Primeiro Lorde do almirantado (equivalente a Ministro da Marinha)na época em que a Inglaterra era uma das maiores potencias militares do mundo, e nesta condição ele comissionou o Capitão Cook para sua famosa viagem em que o Havaí foi descoberto. Tanto na Australia como na África do Sul há várias localidades com o nome Montagu ou Sandwich, todas homenagens ao próprio. Não consta que ele tenha tido grandes contatos sociais com Cook.