Pesquisar este blog

6.02.2011

Gnocchi Romano di Semola al Ragu di Coda - uma tradição italiana e deliciosa...




Ingredientes para o Gnocchi:

1/2 cebola média
01 dente de cravo
01 folha de louro
01 pitada de noz moscada moida na hora
750ml de leite integral
3/4 de xicara de sêmola ou semolina
02 gemas de ovos
01 xicara de parmesão ralado
01 colher de chá de mostarda de Cremona ou Dijon
02 colheres de sopa de manteiga


Ingredientes para o Ragu:

300g de tomate bem maduro sem casca e sem sementes
1/2 cebola picada
01 dente de alho picado
01 colher de sopa de óleo de canola
110g de rabada cozida com sal e desfiada
Sal QB
Água quente QB


Preparo do Gnocchi:

Faça uma cebola piquet, coloque em uma panela a cebola junto com o leite e leve a fervura, quando ferver reduza o fogo e cozinhe por mais 15 minutos, passe no chinoix e acrescente a noz moscada, mexa até dissolver. Acrescente a semolina ao leite quente mexendo com uma colher de pau sem parar, para que não empelote, quando colocar toda a semolina cozinhe por 5 minutos mexendo sempre vigorosamente, retire a panela do fogo e coloque as gemas uma de cada vez e continue mexendo, acrescente a mostarda e metade do parmesão, corrija o sal.
Em uma assadeira untada com manteiga derrame a massa e espalhe com as costas de uma colher untada com manteiga, fazendo uma camada de 2cm de altura. Pincele por cima da massa a manteiga derretida, leve a geladeira e deixe descansar de um dia para o outro.


Preparo do Ragu:

Em uma frigideira aqueça o óleo de canola e refogue as cebolas e depois o alho, acrescente a rabada, refogue bem, coloque o tomate e cubra com agua aquecida, deixe cozinhar tampado em fogo médio até os tomates ficarem macios e desmancharem, se for preciso acrescente mais água. Deixe secar bem, corrija o sal e reserve.


Montagem:

Com a ajuda de um aro de inox corte circulos do gnocchi, polvilhe parmesão ralado por cima e leve ao forno pré aquecido a 240 graus até gratinar ou utilize a salamandra, cubra com o ragu aquecido e coloque algumas folhas de basilico fresco por cima e sirva.


Bom apetite....e aproveite desta delicia....seus domingos nunca mais serão os mesmos....!!!






Um comentário:

João Gabriel Margutti Amstalden disse...

Sensacional chef. Esse é Gnocchi tradicional da Itália. para quem não sabe, aquele de batatas tem origem americana, em little italy!