Pesquisar este blog

6.13.2011

La Terrine de Queue de Boeuf - Terrina de Rabada


Ingredientes:

1,5kg de rabada ( peça para o açougueiro corta-la pelos nós )
01 colher de sopa de sal grosso
08 cenouras em cubos ou rodelas de 1,5cm
02 alhos-porós, apenas a parte branca
02 talos de aipo picados
01 cebola picada
02 dentes de alho picadinhos
01 Bouquet garni
02 colheres de sopa de alcaparras
Sal e pimenta do reino moída na hora
01 molho de cebolinha picada


Modo de Preparo:

Comece a preparar este prato com dois dias de antecedencia, ponha a rabada numa panela bem grande e cubra totalmente com água fria. Leve a ferver em fogo médio. Deixe cozinhar por uns bons 20 minutos; passe a escumadeira de vez em quando para retirar todas as impurezas e a gordura. Coloque no fogo apenas um lado da panela, para que a espuma só crie neste lado, tornando a operação mais fácil. Deixe cozinhar por mais 20 minutos, passando a escumadeira de vez em quando.


Tempere a água com sal grosso ( cerca de 1 colher de sopa). Junte as verduras, alho e bouquet garni. Leve novamente a cozinhar, volta e meia passe a escumadeira e conserve a panela no fogo até que a carne solte do osso cerca de 3 a 4 horas. Retire do fogo espere esfriar totalmente. Deixe na geladeira de um dia para o outro para que a gordura se solidifique.
No dia seguinte com uma colher recolha toda a gordura. Retire os pedaços de rabada e com um garfo separe a carne dos ossos eliminando a gordura.


Reire e jogue fora o bouquet garni, ponha a carne de volta na panela. Junte as alcaparras e leve a dar uma fervura, até derreter o liquido gelatinoso. Verifique os temperos e junte o sal e pimenta do reino a gosto, lembre que o prato será comido gelado e por isso você pode querer aumentar um pouquinho os temperos. Transfira a carne e as verduras para a terrina com capacidade de 2 litros, pressionando a carne para torna-la compacta. Derrame por cima todo o caldo de cozimento. Depois de bem frio cubra a terrina e leve-a a geladeira por 24horas.


Para servir retire a terrina da geladeira cerca de 5 minutos antes. Desinforme-a, corte-a em fatias finas e enfeite com a cebolinha. Sirva com pepinos e cebolas em conserva se preferir.



Nenhum comentário: