Pesquisar este blog

6.18.2011

Soufflés de Queijo Aquecidos surpreenda-se.....

Queria algo diferente para o pessoal tentar fazer neste fim de semana, lembrei do Souffle.
Mas este é diferente, este você vai faze-los individualmente no dia anterior e veja-os crescer outra vez, prontos para deliciar seus convidados e sua familia.



Ingredientes:

315ml de leite
01 pitada de noz moscada
01 folha de louro pequena
01 chalota pequena cortada ao meio
04 grãos de pimenta pretas interiro
30g de manteiga sem sal
30g de fécula de batata ou 15g de farinha misturada com
15g de farinha de milho
15g de manteiga sem sal cortada em pequenos cubos
03 ovos, gemas separadas das claras
90g de queijo cheddar
1/4 de colher de chá de mostarda em pó
01 clara
155ml de creme de leite
02 colheres de sopa de queijo parmesão ou queijo Gruyere ralado


Modo de Preparo:

Numa panela pequena, aqueça o leite com a noz moscada, a folha de louro, a chalota e os grãos de pimenta.
Quando se formarem bolhas em torno das paredes da panela retire do fogo.
Derreta a manteiga numa panela grande, retire do fogo e adicione a fécula de batata, mexendo sempre. Coe o leite e deite para a panela. Misture bem e volte a colocar ao fogo. Mexa vigorosamente até a mistura começar a ferver. Retire do fogo e espalhe os cubos de manteiga sobre a superficie. Tampe a panela e deixe arrefecer ligeiramente. Entretanto, aqueça o forno a 180 graus. Unte as formas pequenas de souffle os ramekins com 150ml de capacidade.


Destampe o molho e adicione, mexendo a manteiga derretida, as claras, o queijo, a mostarda e o sal e a pimenta a gosto. Numa tigela grande, bata as claras até em ponto de neve firme. Com uma colher grande ou espatula adicione 01 colher de sopa de claras ao preparado de queijo para soltar. Depois acescente o restante de uma só vez até estar tudo bem misturado.
Divida o preparado pelas formas de souffle, colocando com cuidado para evitar que perca volume. Coloque as formas numa assadeira ou um prato fundo, proprio para ir ao forno, e encha com agua quente até tres quartos da sua capacidade. Leve  ao forno durante 25 minutos ou até os souffles terem crescido ligeiramente e estarem firmes. Retire do forno e deixe arrefecer. ( Se quiser preparar os souffles na noite anterior, tampe e deixe na geladeira durante a noite).


Antes de servir, aqueça previamente o forno a 200 graus. Volte a colocar os souffles no prato fundo, coloque um pouco de creme de leite em cada um e tempere. Polvilhe com queijo Parmesão e volte a encher o prato com agua quente até tres quartos, tal como no passo anterior. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos ou até crescer e ficar dourado. Retire com cuidado e coloque cada forma em um prato. Sirva de imediato.


Espero que gostem, otimo fim de semana.....




Nenhum comentário: