Pesquisar este blog

8.25.2011

Acarajé esta delicia da Bahia de todos os santos

Acarajé



O acarajé faz parte da dieta tradicional do baiano. Sua fama é justificável pelo sabor ou como verdadeiro alimento-símbolo da culinária africana no Brasil, especialmente na cidade de São Salvador. Nas bancas e nos tabuleiros o ato de abrir o acarajé significa o acréscimo de recheios saborosos, onde se incluem as pimentas. Em âmbito sagrado, os acarajés são apenas fritos. Acarajé, comida ritual. Na África, é conhecido por àkàrà que significa bola de fogo, enquanto o je significa comer. No Brasil virou palavra só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”.Os maiores e alongados servem para o orixá Xangô, rei africano, Alafin de Oyó; os pequenos são oferecidos a sua mulher, Oiá, Iansã, Matamba, rainha valente, meio fêmea, meio macho.

 


Ingredientes:

800 g de feijão

fradinho quebrado.

80 g de cebola ralada.

500 ml de azeite-de-dendê.

Sal a gosto



Deixe o feijão de molho por 5 horas, lave-o em seguida e retire toda a casca. Depois de lavado, passe no moedor de cereais, transformando-o em massa, acrescente a cebola e o sal. Bata a massa com colher de pau para que fermente e fique leve. Molde em colher de pau e frite no azeite-de-dendê.




Ingredientes para o Vatapá:

- 3 pães (francês) frescos ou amanhecidos
- 600ml de leite de coco
- 100g de amendoim torrado e sem casca
- 100g de castanha de caju torrada
- 1 lasca de gengibre
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 50g de camarão seco dessalgado
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de azeite de dendê
- Farinha de trigo, se necessário




Vatapá

Coloque o pão de molho na metade do leite de coco e reserve a outra metade. Deixe por 2 ou 3 horas. No liquidificador, bata os pães deixados de molho, o amendoim, a castanha de caju, a gengibre, as cebolas, o alho, o camarão seco e o sal. Triture todos os ingredientes. Leve ao fogo e vá adicionando aos poucos o restante do leite de coco e o azeite de dendê, acerte o sal e deixe por 20 a 30 minutos. Deve até atingir o ponto de consistência de uma pasta firme. Se ficar ralo acrescente um pouco de farinha de trigo.


Recheio

Ingredientes para o recheio do acarajé:
- 400g de camarão seco
- 300g de vatapá
- Vinagrete feito com 4 tomates, 1 cebola, 2 colheres de coentro (picado).




Recheio do acarajé
Corte o acarajé ao meio e recheie com um pouco de vatapá, um pouco de camarão e com o vinagrete.




Rendimento: 6 porções.

Nenhum comentário: