Pesquisar este blog

8.25.2011

Bobó de Camarão

Bobó de Camarão





Para os baianos bobó é, convencionalmente, designação para alimento mole, tipo pirão. A base do bobó poderá ser de aipim, inhame, feijão, fruta-pão, entre muitos outros, sempre temperados com dendê. O pirão de inhame é prato tradicional da África Ocidental, por exemplo na Nigéria. No Brasil sua presença é assegurada nos candomblés Nagô ou nos da nação Kêtu. "Comida africana, acompanhante de carnes ou de peixes. Nas Casas de Mina e de Nagô é chamado e conhecido por abobó, podendo também ser feito com feijões brancos, sendo importante elemento da culinária dos voduns. Pode também ser preparado com raízes de aipim ou fruta-pão substituindo a massa de inhame, mas os mesmos procedimentos culinários são mantidos." 




1200 g de aipim ou inhame

290 g de cebola moída

1200 g de camarões frescos sem casca

120 ml de azeite-de-dendê

1/2 lata de creme de leite

120 ml de leite de coco

Sal a gosto



 Descasque e cozinhe o aipim ou inhame em água e sal. Depois de cozido, passe no liquidificador com um pouco do caldo do aipim ou inhame e um pouco de leite de coco, transformando em purê. Refogue em azeite-de-dendê a cebola moída e os camarões. 



Depois de refogados, coloque o purê de aipim e o restante do leite de coco, deixando ferver. Acrescente em seguida o creme de leite, com o fogo desligado.


Nenhum comentário: