Pesquisar este blog

8.19.2011

Buñuelos de Viento - Bolinhos de vento


Bolinhos de vento
Estes "sonhos" espanhóis também são tradicionais e encontram-se em toda confeitaria, além de serem típicos em festas populares. Os bolinhos devem ser passados no açúcar e servidos logo depois de feitos ou pouco tempo após.


1/2 xícara de chã de água
1/2 xícara de chá de leite
5 colheres de sopa de azeite + óleo
vegetal para a fritura
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de colher de chá de casca de limão ralada
1 xícara de chã de farinha de trigo
4 ovos grandes
Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Coloque numa panela a água, leite, 5 colheres de sopa de azeite, sal e casca de limão e deixe ferver. Acrescente a farinha toda de uma vez, abaixe o fogo e mexa vigorosamente com uma colher de pau, até a massa desgrudar da panela e formar uma bola macia. Cozinhe, virando a massa freqüentemente, por 2 a 3 min. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente.
Num processador de alimentos, bata a massa por 20 segundos. Junte os ovos e bata por mais 30 segundos. Numa frigideira grande, coloque uns 2,5 cm de óleo vegetal e deixe esquentar bem. Pingue a massa dentro do óleo, com o auxílio de duas colheres de sobremesa. A massa deve inchar, formando frituras arredondadas, douradas por fora e ocas por dentro. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e ponha-os numa travessa com papel absorvente, para escorrer e esfriar.



Se quiser, pode servi-los com uma calda: numa panela, misture 1/2 xícara de chá de água, 1/2 xícara de chá de mel, 1 xícara de chá de açúcar, 1 colher de sopa de suco de limão. Mantenha em fogo baixo, mexendo, por 15 min. Despeje a calda sobre os bolinhos e polvilhe com canela em pó.












Um comentário:

vickyart disse...

una vera delizia! che bontà!