Pesquisar este blog

8.30.2011

Charlotte de Maçã - Charlotte aux Pommes

Charlotte de Maçã - Charlotte aux Pommes




Esta sobremesa clássica tem esse nome por causa da forma de lado reto com alças em forma de coração onde ela é assada. A crosta de pão amanteigado envolve um purê de maçã doce, encorpado e de sabor marcante e intenso.

Serve 6 porções

1,2 kg de maçãs

30 ml/ 2 cols. de sopa de água

120 g/ 2/3 xíc. de açúcar mascavo ou demerara

2,5 ml (1/2 col.) de chá de canela em pó

1,5 ml (1/4 col.) de chá de noz moscada moída na hora

7 fatias de pão branco de textura firme

70-85 g/ 5-6 cols. de sopa de manteiga derretida

creme para servir (opcional)




1 Descasque as maçãs, corte-as em quatro e retire o talo do centro. Corte em fatias finas e ponha em uma caçarola com água. Cozinhe com a tampa em fogo médio-baixo por 5 minutos, e depois destampe a panela cozinhando por mais 10 minutos até as maçãs amolecerem. Adicione o açucar, a canela e a noz-moscada e continue a cozinhar por 5-10 minutos, mexendo constantemente, até as maçãs ficarem moles e espessas. (deve haver 750 ml/ 3 xícs. depurê de maçã).

2 Preaqueça o forno a 200° C. Corte as cascas do pão e passe manteiga de um lado. Corte duas fatias em triângulos e use quantas forem necessárias para cobrir o fundo de uma forma de charlotte de 1,4 litro ou forma de souflê, colocando as fatias com a manteiga para baixo encaixando-as bem. Corte pedaços de pão com a mesma altura da forma e use-os para forrar completamente as laterais, sobrepondo-os um pouco.




3 Coloque o purê de maçã na forma ou prato. Cubra com fatias de pão, com a manteiga para cima, cortando-as se for necessário pára encaixar.

4 Asse a charlotte por 20 minutos, e depois abaixe a temperatura do forno para 180°C e asse por mais 25 minutos até tostar bem e ficar firme. Deixe repousar por 15 minutos. Vire a charlotte sobre uma travessa e sirva com creme se desejar.





Dica

Se você preferir, coloque as maçãs no microondas sem água em um prato de vidro grande na posição Alta (100% de energia), bem cobertas, por 15 minutos. Adicione o açúcar e os condimentos e continue sem cobrir por mais 15 minutos até ficarem espessas, mexendo uma ou duas vezes.



Nenhum comentário: