Pesquisar este blog

8.30.2011

Crepes com Calda de Laranja o famoso Crêpes Suzette

Crepes com Calda de Laranja
Crêpes Suzette




Esta é uma das sobremesas francesas mais conhecidas, e é fácil de fazer em casa. Você pode fazer os crepes antecipadamente, e depois você poderá montar o prato rapidamente no último minuto.

Serve 6 porções

120 g/ 2/3 xíc. de farinha de trigo

1,5 ml (1/4 col.) de chá de sal

30 g/ 2 cols. de sopa de açúcar

2 ovos, ligeiramente batidos

250 ml/ 1 xíc. de leite

60 ml/ 4 cols. de sopa de água

30 ml/ 2 cols. de sopa de água de flor de laranjeira ou licor de laranja (opcional)

30 g/ 2 cols. de sopa de manteiga sem sal, derretida e uma porção extra para fritar




Para a calda de laranja

85 g/ 6 cols. de sopa de manteiga sem sal

55 g/ 4 cols. de sopa de açúcar

suco e casca ralada de 1 laranja grande

suco e casca ralada de 1 limão grande

150 ml/ 2/3 xíc. de suco de laranja

60 ml/ 4 cols. de sopa de licor de laranja, e uma porção extra para flambar (opcional)

brandy para flambar (opcional)

pedaços de laranja para decorar




1 Peneire a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela. Faça um vão no centro e ponha os ovos batidos. Bata os ovos com um mixer elétrico incorporando a farinha aos poucos. Acrescente o leite e a água para fazer uma mistura mais homogênea. Adicione a água de flor de laranjeira, ou licor de laranja, depois peneire a mistura em um jarro de caldas e condimentos e deixe à parte por 20-30 minutos. Se a mistura engrossar, adicione um pouco de leite ou água para ficar fina.

2 Esquente uma panela de crepe em fogo médio. Adicione a manteiga derretida na mistura de crepe. Passe um pouco de manteiga derretida na panela quente e despeje cerca de 30 ml/ 2 cols. de sopa da mistura. Incline e gire a panela para cobrir o fundo com uma camada fina da mistura. Cozinhe por cerca de 1 minuto até a parte de cima dourar. Com uma espátula, levante a borda para ver a cor, depois vire o crepe e cozinhe por mais 20-30 segundos, para assentar. Coloque em um prato.




3 Continue cozinhando os crepes, mexendo a mistura algumas vezes e passando manteiga na panela quando for necessário. Coloque uma folha de vitafilme entre cada crepe para evitar que grudem.

4 Derreta a manteiga para fazer a calda e em seguida adicione o açúcar, a casca e o suco de laranja e de limão, o suco de laranja adicional e o licor de laranja.




5 Coloque um crepe na panela com o lado tostado para baixo, e mexa levemente para cobrir com a calda. Dobre ao meio duas vezes para formar um triângulo e coloque para o lado da panela. Continue esquentando e dobrando os crepes até que todos estejam quentes e cobertos com a calda.

6 Para flambar os crepes, esquente 30-45 ml/ 2-3 cols. de sopa de licor de laranja e brandy em uma caçarola pequena em fogo médio. Retire do fogo e inflame o líquido com cuidado com um fósforo e em seguida despeje sobre os crepes. Espalhe as fatias de laranja por cima e sirva na hora.


Nenhum comentário: