Pesquisar este blog

8.17.2011

Flamiche aux Poireaux - Torta de Alho Poró


Ingredientes:

01 receita de Pâte Brisée
12 alhos porós pequenos cerca de 1,5kg
04 colheres de sopa de manteiga sem sal
01 colher de cha de sal
Pimenta do reino moida na hora 
02 ovos grandes 
1/4 xicara de chá de creme fraiche ou creme de leite grosso
04 fatias 100g de presunto, como o de Parma, grosseiramente picado
01 xicara de chá de queijo Gruyére ralado na hora


Modo de preparo:

Prepare a casca da torta, abra a massa para forrar uma forma de torta de 27cm, com cuidado transfira a massa para a forma. Leve a geladeira por 30 minutos até que fique firme.
Pré aqueça o forno a 220C, prepare o recheio corte as raizes dos alhos porós, corte as partes fibrosas de cor verde escura, jogue-as fora. Corte-os no sentido do comprimento para limpar melhor e lave em água corrente gelada, até que não apareça sujeira, corte grosseiramente.


Numa panela média em fogo baixo derreta a manteiga, junte o alho poró o sal e a pimenta do reino a gosto, e refogue com a panela tampada até que as verduras estejam macias, mas não douradas cerca de 20 minutos. Se os alhos porós soltarem grande quantidade de liquido deixe-os escorrer numa peneira.
Numa tigela média misture bem os ovos e a crem fraiche. Junte os alhos porós e misture novamente.
Reserve 1/4 de xicara de cada, do presunto e do queijo para espalhar sobre a torta.


Misture o restante aos ovos , creme e alho poró. Arrume a mistura de alho poró na crosta da torta, espalhe por cima o presunto reservado e depois o queijo. Tempere generosamente com pimenta do reino moida na hora. Leve a torta para assar até que fique bem dourada cerca de 40 a 45 minutos, sirva morna ou em temperatura ambiente.






Nenhum comentário: