Pesquisar este blog

8.20.2011

Galaktobúreko Bureka de leite - Torta folhada de Leite

O galaktoboureko é um creme delicioso envolto em massa folhada e coberto com calda açucarada muito tradicional na Grécia, é uma delicia...



Ingredientes para 12 pessoas
4 gemas - 1 1/4 de xícara de chá de açúcar - essência de baunilha - 1 litro de leite - 3 colheres de sopa de manteiga - 1 xícara de chá de semolina de trigo - 1/2 kg de massa em folhas - 1/2 xícara de chá de manteiga


Para a calda:
3 xícaras de chá de açúcar - casca e suco de limão
Tempo de preparação: 2 h 30 min


Modo de fazer: Bata as gemas com o açúcar e algumas gotas de essência de baunilha. Misture o leite e leve ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e a semolina aos poucos e vá mexendo sem parar com uma colher de pau até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar, mexendo de vez em quando. Reserve.
Arrume metade das folhas de massa numa forma untada, pincelando uma a uma com manteiga derretida (veja como fazê-lo na receita de Folhado de amêndoa, página 50). Espalhe bem o creme reservado, depois cubra com o restante das folhas, pincelando-as também uma a uma. Risque quadrados ou losangos com uma lâmina e recorte o excesso de massa das bordas. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por aproximadamente 30 min, ou até que as folhas fiquem douradas.


Enquanto isso, prepare a calda: ferva 2 xícaras de chá de água com o açúcar por 5 min. Junte a casca de 1 limão e 1 colher de sobremesa do seu suco e ferva por mais 3 min. Depois que o doce estiver assado, retire do forno e despeje sobre ele a calda ainda quente. Corte em pedaços seguindo o desenho e espere esfriar para servir.





Um comentário:

Nita disse...

Olá:

Deliciosa receita, belíssima apresentação.

Um beijo.

Nita