Pesquisar este blog

8.25.2011

Galinhada prato tipico mineiro uai....

Galinhada



Ingredientes para 4 pessoas

1 galinha - suco de 1 limão - sal e pimenta-do-reino - 2 dentes de alho amassados - 2 folhas de louro -100 g de toicinho picado - 1 cebola grande cortada em rodelas - 4 tomates picados, sem pele nem sementes - 1 maço de cheiro-verde picado - 2 xícaras de chá de arroz

Tempo de preparação: 1 h mais o tempo de descanso



Modo de fazer

Limpe a galinha, lave-a e corte-a em pedaços pelas juntas. Tempere com o suco de limão, sal, pimenta-do-reino, o alho e o louro. Deixe nesse tempero por 1 h. Derreta o toicinho numa panela grande, junte a cebola, o tomate e o cheiro-verde e acrescente a galinha temperada. Deixe fritar por uns 20 min, mexendo algumas vezes. Quando a carne estiver dourada por igual, acrescente o arroz, lavado e bem escorrido, misture e frite por mais 5 min, mexendo sem parar. 



Junte 4 xícaras de chá de água fervente, tampe a panela e cozinhe por 20 min, ou até que o arroz esteja cozido. Prove e, se necessário, tempere com mais uma pitada de sal. Se estiver secando antes que o arroz atinja o ponto desejado, vá pingando mais água quente. Tire do fogo e sirva em seguida, acompanhando com uma salada.




Observação

A Galinhada preparada em panela de pedra ou de barro ganha um sabor ainda mais apurado. Experimente.

Nenhum comentário: