Pesquisar este blog

8.30.2011

Gâteau Reine de Saba este bolo da cozinha francesa é uma delicia

Bolo Rainha de Sabá
Gâteau Reine de Saba




Este rico bolo de chocolate e amêndoa é tão "molhado" que ele não precisa de recheio. É ótimo para entreter e pode ser feito antes e guardado, bem acondicionado, na geladeira por até 3 dias.

Serve de 8 a 10 pessoas

100 g/ 1 xíc. de amêndoas inteiras branqueadas, levemente tostadas

120 g/ 2/3 xíc. de açúcar comum refinado

40 g/ 1/3 de xíc. de farinha de trigo

120 g (1/2 xíc.) de manteiga sem sal amolecida

150 g de chocolate puro meio amargo derretido

3 ovos separados

30 ml/ 2 cols. de sopa de licor de amêndoas (opcional)




Para a cobertura de chocolate

175 ml (3/4 de xíc.) de creme de chantilly

225 g/ chocolate amargo cortado em pedaços

25 g/ 2 cols. de sopa de manteiga sem sal

30 ml / 2 cols. de sopa de licor de amêndoas (opcional)

amêndoas picadas torradas para decorar




1 Preaqueça o forno a 180° C. Unte uma forma redonda. Forre o fundo com papel manteiga. Polvilhe levemente com farinha de trigo.

2 Na tigela de um processador de alimentos equipado com lâmina de metal, processe as amêndoas e 30 ml/ 2 cols. de sopa do açúcar até ficar bem fino. Transfira para uma tigela e peneire a farinha sobre essa mistura. Bata para misturar e depois deixe à parte.

3 Bata a manteiga até ficar cremosa e depois adicione metade do açúcar restante e bata por cerca de 1 a 2 minutos até ficar bem claro. Bata adicionando gradualmente o chocolate derretido e depois adicione as gemas de ovos uma de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente o licor se for desejado.




4 Em outra tigela bata as claras em neve até formar picos macios. Adicione o restante do açúcar e bata até as claras ficarem firmes e brilhantes, mas não secas. Coloque um quarto da clara na mistura de chocolate para clarear e depois alternadamente coloque a mistura de amêndoas e o restante das claras que estão divididas em três porções. Coloque a mistura na forma preparada e espalhe por igual.

5 Asse por 30-35 minutos até as bordas ficarem fofas e o centro mole. Deixe esfriar por 15 minutos e depois retire os excessos laterais e inverta a forma sobre uma grelha ou mármore. Quando estiver bem frio levante a base da forma e o papel.

6 Para fazer a cobertura coloque o creme para ferver em uma caçarola. Retire do fogo e adicione o chocolate, mexendo levemente até ele ter derretido e a mistura ficar homogênea. Bata junto com a manteiga e o licor de amêndoas se for desejado. Deixe esfriar por cerca de 20-30 minutos até ficar levemente engrossado e mexa algumas vezes.




7 Coloque o bolo sobre uma grelha ou grade de fogão e coloque a maior parte da cobertura para cobrir completamente. Deixe esfriar um pouco e depois pressione as amêndoas nas laterais do bolo. Use o restante da cobertura para confeitar o bolo. Transfira para uma travessa e coloque para gelar até ficar pronto para servir.


Um comentário:

Copa Bunge disse...

Olá!
Que tal revelar o seu talento culinário a todo Brasil? Envie a sua receita para participar da 4ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria!
Abuse da criatividade e invente um novo jeito de fazer pães e doces.
Inscreva-se até 19/10 http://bit.ly/oIWToJ e aproveite para conferir a premiação http://bit.ly/nukUA3