Pesquisar este blog

8.27.2011

Grissinis Italianos - Grissini

Grissinis Italianos
Grissini


Estes grissinis tipicamente italianos são deliciosos especialmente quando feitos a mão. Eles ainda são vendidos avulsos em muitas padarias em Torino e no norte da Itália.




Ingredientes

15 g/1 col. de sopa de fermento comum ou 7 g/ 1/2 col. de sopa de fermento ativo

100 ml/6 cols. de sopa de água morna

uma pitado de açúcar

10 m/2 cols. de chá de extrato de malte (opcional)

5 ml/1 col. de chá de sal

200-225 g/1 xícs. de farinha de trigo

Faz cerca de 30 porções




1 Esquente uma tigela média colocando água quente nela. Retire a água. Coloque o fermento na tigela. e ponha a água quente por cima. Acrescente o açúcar. misture com um garfo, e deixe repousar até o fermento ter dissolvido e começar a fazer espuma. 5-10 minutos.

2 Use uma colher de pau para misturar o extrato de malte, se você for utilizar, o sal e cerca de um terço da farinha. Misture outro terço da farinha, mexendo com a colher até formar uma massa aderente.




3 Polvilhe levemente uma superfície com farinha. Retire a massa da tigela e comece a amassá-la, colocando o restante da farinha aos poucos. Amasse por 10 minutos. No final a massa deve estar lisa e elástica. Faça uma bola.

4 Tire um pedaço da bola e faça a forma de uma salsicha pequena com ele. Deixe à parte sobre uma superfície polvilhada. Continue até toda a massa terminar. Ela deve dar para cerca de 30 pedaços.





5 Coloque um pedaço de massa sobre unia superfície lisa sem farinha. Enrole a massa com os dedos esticados das duas mãos, movendo-as para frente e para trás para esticar e afinar a massa deixando-a com cerca de 1 cm de espessura. Transfira para uma forma levemente untada. Repita com o restante dos pedaços de massa, cuidando para fazê-los da mesma espessura.

6 Preaqueça o forno a 200º C. Cubra a bandeja corri um pano e coloque os grissinis em um lugar aquecido para deixar crescer por 10-15 minutos enquanto o forno esquenta. Asse de 8 a 10 minutos. Retire do forno, vire os grissinis e coloque de volta por mais 6 ou 7 minutos. Não deixe tostar. Deixe esfriar. Os grissinis devem ficar crocantes quando servidos. Se eles perderem o frescor em um dia úmido, esquente-os em fogo moderado de forno por alguns minutos antes de servir.




Variação

Os grissinis também são bons quando enrolados com gergelim ou sementes de papoula antes de serem assados.



Nenhum comentário: