Pesquisar este blog

8.31.2011

Irish Stew

Irish Stew

O Guisado irlandês (em inglês: Irish Stew e em irlandês: "stobhach gaelach") é um guisado elaborado com carne de cabrito ou borrego, batatas, couve-branca, alho-porro , cenoura e aipo. O Irish Stew é um dos pratos nacionais da Irlanda. Trata-se de um guisado muito conhecido internacionalmente, que figura no guia de cozinha de Auguste Escoffier.




Para 6 a 8 pessoas

Ingredientes

1 kg de paleta de cordeiro desossada

1 kg de pescoço de cordeiro desossado

3 cebolas grandes em rodelas




4 batatas holandesas grandes em rodelas

4 alhos-porós em rodelas

1 bouquet garni (um amarrado de tomilho, 1 folha de louro e salsinha)




sal e pimenta-do-reino preta moída na hora

15 batatas novas pequenas em fatias finas

15 minicebolas

2 colheres (sopa) de salsinha picada




Preparo

Corte a carne em pedaços. Para que o ragu fique bem claro cozinhe os pedaços em água com sal (coloque na água ainda fria para manter a cor branca). Esse cozimento deve ser de aproximadamente 15 minutos. Escorra. Em uma panela. distribua camadas de carne intercaladas com a cebola, a batata holandesa e o alho-poró. Junte o bouquet garni. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cubra com água. 



Cozinhe por 1 hora a 1 hora e meia (verifique a maciez depois de 1 hora). Estando a carne quase macia, retire os pedaços da panela, coloque o que restou em um liquidificador e faça um purê. Volte tudo para a panela, carne e purê, e junte as batatas pequenas e as minicebolas já branqueadas (fervidas em água com sal). Adicione um pouco mais de água quente, se for necessário. Acerte o tempero. Lembre-se: o verdadeiro irish stew deve ser bem apimentado. Tampe a panela e termine o cozimento. Salpique, antes de servir, com uma generosa porção de salsinha picada.



Nenhum comentário: