Pesquisar este blog

8.24.2011

l’Aligot esta delicia francesa e com sabor surpreendente

l’Aligot



Os franceses inventaram dúzias de excelentes pratos de batatas, mas muitos deles não ficam tão gostosos aqui quanto na França, porque raramente conseguimos as variedades certas de batatas "kidney" ou "waxy". Aqui está um, adequado às batatas inglesas. É um prato rústico, inteiramente local, que é tradicional de Entraygues, uma cidadezinha na confluência de dois rios, o Lot e o Truyère, no Sudoeste da França. 



1 kg de batatas farinhentas, 
300 g de queijo, 
60 g de manteiga, 
120 a 150 g de creme de leite, 
sal e alho.



O queijo usado para esse prato é o tomme de Cantal, branco, macio, não fermentado (não confundir com o Cantal propriamente dito, que às vezes se parece com os queijos ingleses, na consistência), mas acho que o Caerphilly,* um queijo suave que derrete facilmente, também serve. Um Lancashire suave e não amadurecido também seria adequado, porém, tendo um sabor mais forte, 240 g seriam suficientes.



Cozinhe as batatas com as cascas, descasque-as, passe-as por uma peneira, fazendo um purê seco, e adicione os temperos. Aqueça a manteiga e o creme de leite numa panela pesada, junte o purê, mexa até ficar quente e bem combinado; junte 1 dente de alho bem pequeno, esmagado, depois o queijo, cortado em quadradinhos, todo de uma vez, e mexa até tudo ficar derretido e bastante liso. Sirva rapidamente, antes que a mistura comece a ficar granulosa.



Como pode ser percebido pela lista dos ingredientes, dificilmente será um prato leve. Foi-nos servido sozinho, como primeiro prato, mas, pessoalmente, acho que algumas pequenas fatias de pão frito em manteiga dariam um bom acompanhamento - algo crocante para contrastar com a maciez das batatas.



As eventuais sobras fazem excelentes bolos de batata. Simplesmente forme a mistura em bolinhos achatados, enrole-os em farinha e frite-os até tomarem uma cor dourada.

Nenhum comentário: