Pesquisar este blog

8.20.2011

Leche Frita esta delicia espanhola

Apesar da tradução literal, leche frita é um creme firme, que pode ser fatiado. Cortado em quadrados, é passado no ovo e na farinha, e depois frito. Fica crocante por fora e macio por dentro. Devem ser consumidos imediatamente, mas podem ser mantidos em fogo baixo por breve tempo.



2 xícaras de chá de leite
1 pauzinho de canela
Casca de 1 limão
3 gemas
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de maisena
3/4 de xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de baunilha
1/2 colher de chá de canela em pó
2 ovos inteiros, ligeiramente batidos
1 colher de chá de água
Óleo para fritar


Numa panela grande, ponha para ferver o leite, canela e casca de limão, abaixe o fogo e cozinhe por 15 min. Descarte os sólidos.
Bata as gemas, coloque-a em outra panela e junte, mexendo, a farinha de trigo, a maisena e 1/4 de xícara de chá de açúcar. Acrescente, bem devagar e aos poucos, o leite quente e cozinhe em fogo médio, mexendo, por uns 3 min, até obter um creme grosso e suave (use um batedor manual, se necessário, para eliminar eventuais grumos). Retire do fogo, junte a baunilha e deixe esfriar por 5 min, mexendo de vez em quando. Despeje o creme numa fôrma de bolo quadrada, untada, e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira coberto com papel-manteiga, até solidificar.


Numa tigela pequena, misture o açúcar restante e a canela e reserve. Bata ligeiramente os ovos com a água, numa tigela baixa. Corte o creme em quadrados de 5 cm. Numa frigideira, esquente o óleo à temperatura de 190°C. Passe com cuidado os quadrados de creme na farinha, depois mergulhe-os no ovo batido e frite-os, até ficarem dourados, virando-os uma vez. Com uma escumadeira, retire-os, escorra-os em papel absorvente e deixe esfriar.
Polvilhe-os com canela e a mistura de açúcar






Nenhum comentário: