Pesquisar este blog

8.25.2011

Matambre Enrolado

Matambre Enrolado



Ingredientes para 5 pessoas

1 matambre de 1 kg - sal e pimenta-do-reino a gosto - 1 dente de alho picado - 1 cebola picada - 3 colheres de sopa de vinagre - 3 colheres de sopa de óleo - caldo de carne

Para o recheio

50 g de bacon - 2 cebolas - 1 ou 2 cenouras - 1 paio ou lingüiça defumada - azeitonas verdes - sal e pimenta-do-reino - 2 colheres de sopa de vinagre

Tempo de preparação: 1 h 30 min mais o tempo de descanso



Modo de fazer

De véspera, abra o matambre para que fique um bife de espessura uniforme. Depois, esfregue-o com sal e pimenta-do-reino, alho e cebola. Borrife-o com o vinagre e deixe descansar por 24 h. De vez em quando, vire a peça de carne, para que o tempero penetre bem. No dia seguinte, prepare o recheio. Corte o bacon em pedacinhos e as cebolas em rodelas grossas. Raspe as cenouras e corte-as em palitos. Elimine a pele do paio (ou da lingüiça) e corte em rodelas. Tire o caroço das azeitonas e pique-as. Junte todos os ingredientes do recheio e tempere com sal, pimenta-do-reino e o vinagre, misturando bem. 



Coloque o matambre sobre a tábua de carne e distribua o recheio por cima, deixando a borda livre. Em seguida, enrole a carne, prendendo a ponta com palitos. Se quiser, amarre o enrolado com uma linha grossa ou barbante, para firmá-lo bem e evitar que o recheio escape. Em seguida, aqueça o óleo na panela de pressão e frite a carne, virando-a com cuidado, para que doure por igual. Acrescente caldo suficiente para cobrir a carne, tampe a panela e cozinhe, mantendo o fogo baixo, por cerca de 1 h. Retire do fogo, deixe a panela esfriar um pouco e abra-a, para verificar o ponto de cozimento. Se a carne ainda não estiver macia, leve-a de volta ao fogo, acrescentando mais caldo ou água sempre que necessário. Quando atingir o ponto desejado, retire a carne da panela e deixe esfriar. Elimine os palitos, o fio usado e corte o enrolado em fatias. Sirva com salada verde.



Sugestão

O gaúcho também prepara o Matambre enrolado como o churrasco, assado no espeto. Outra variação possível é mudar o recheio, usando apenas lingüiças, por exemplo. Assim, ele é servido quente, com arroz.



Observação

O matambre fica logo abaixo do couro do boi, cobrindo as costelas. O nome vem da expressão castelhana mata hambre (literalmente, "mata fome"), por ser a primeira carne que o peão encontra ao desossar o boi.

Nenhum comentário: