Pesquisar este blog

8.18.2011


Moules Marinière
Esta é a forma clássica de preparar mexilhões em França. Estes são cozinhados em vinho branco e cebolas, e o molho resultante é enriquecido com creme de leite.


Para 4 pessoas
60 g de manteiga sem sal
2 cebolas picadas
2 kg de mexilhão limpo (consulte a página 63)
400 ml de vinho branco seco
1 folha de louro
1 ramo grande de tomilho fresco
200 ml de double cream (natas espessas)
60 g de salsa fresca picada


 Refogue a cebola na manteiga sobre lume médio, numa panela funda, até estar transparente e macia, mexendo continuamente para evitar que escureça. Junte os mexilhões, o louro, o tomilho e o vinho, coloque uma tampa que vede bem e deixe cozer rapidamente, em lume forte, durante 2-3 minutos, agitando o tacho periodicamente, até os mexilhões abrirem. Deite fora os mexilhões que continuam fechados.



Retire os mexilhões e reserve. Coe o líquido através de um passador para dentro de um tacho limpo e aqueça novamente. Incorpore as natas e tempere a seu gosto com sal e pimenta-preta moída na altura. Reparta os mexilhões por quatro tigelas e verta o molho por cima. Polvilhe com a salsa picada.


Sugestão do Chef
Os mexilhões podem ser conservados vivos durante uma noite se os colocar no frigorífico cobertos com um prato pesado, o que os mantém fechados e húmidos.








Nenhum comentário: