Pesquisar este blog

8.19.2011

Mussaká - Torta de carne moída com batata - Prato tradicional Grego


Ingredientes para 6 a 8 pessoas
400 g de carne moída - 1 cebola média bem picada - 2 dentes de alho picados - 1/2 kg de polpa de tomate - 1/2 xícara de chá de salsa picada - 1/2 xícara de café de molho inglês - 1 pitada de canela em pó - 4 batatas grandes - 4 abobrinhas médias - 2 berinjelas grandes - sal e pimenta-do-reino - 1 litro de óleo para fritar - 5 colheres de sopa mais 1/2 kg de farinha de trigo - 1 litro de leite integral - 3 gemas - 1 pacote (100 g) de queijo parmesão ralado
Tempo de preparação: 3 h


Modo de fazer: Com a carne, a cebola, o alho, a polpa de tomate e a salsa prepare um Molho à bolonhesa. Acrescente o molho inglês e a canela, misture bem e reserve. Descasque as batatas e corte em fatias finas e largas; faça o mesmo com as abobrinhas e berinjelas.


Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Aqueça o óleo e frite primeiro a batata; coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura e arrume as fatias lado a lado no fundo de uma assadeira alta. Em seguida, frite a abobrinha, passando antes as fatias na farinha de trigo. Escorra bem no papel e forme uma camada sobre a batata.


Por último, frite a berinjela, mas não muito, depois de passá-la pela farinha de trigo. Escorra muito bem e faça com ela uma terceira camada, sobre a abobrinha. (Observe o óleo da fritura na frigideira, repondo quando necessário e eliminando resíduos de farinha; não frite demais os legumes, pois irão ao forno). Espalhe o molho de carne por cima das camadas de legumes e reserve.


Prepare o molho branco (bechamel): polvilhe aos poucos 1/2 kg de farinha de trigo no leite, misturando bem para não formar grumos. Leve ao fogo baixo. Junte as gemas, depois de passá-las por uma peneira, 1 pitada de sal e um pouco de queijo ralado; sempre em fogo baixo, mexa até engrossar bem. Despeje o molho branco na assadeira, espalhando cuidadosamente com uma colher de pau. Polvilhe por cima o queijo ralado restante e leve para assar em forno médio, preaquecido, até gratinar. Para servir, corte em quadrados e retire-os com uma espátula para não desmontar as camadas. Acompanhe com um bom vinho tinto.










2 comentários:

Beta disse...

Um dos meus pratos preferidos, deu água na boca!

Graciela disse...

Delícia, to pra fazer esse prato faz tempo, boa pedida para o fim e semana!