Pesquisar este blog

8.27.2011

Pastéis de Tentúgal esta delicia de Portugal

Pastéis de Tentúgal


Para além da sua beleza natural, a Vila de Tentúgal situada nos arredores da cidade do Mondego, é conhecida pelos seus pastéis, herança deixada pelas antigas freiras Carmelitas.
Estes pastéis fazem as delicias de qualquer pessoa para que lá viajam, e onde é obrigatóriamente a parada na Tia Conceição para provar os melhores da região e claro sempre acompanhando de um bom vinho branco tipico da região.


Ingredientes:

Para a massa:

520g de farinha
240g de manteiga
Sal grosso, água, azeite e açucar de confeiteiro QB

Para o recheio de Ovos Moles:

250g de açucar
1dl de água
12 gemas


Modo de Preparo:

Peneire 500g de farinha, coloque 240g de manteiga derretida no centro e misture tudo.
Junte o sal derretido em água quente. Amasse até que a massa deixe de colar-se as mãos.
A seguir molde uma bola e coloque-a num prato polvilhado com o restante de farinha.
Depois cubra-a com um recipiente aquecido e deixe repousar por meia hora.
Enquanto isso prepare o recheio de ovos moles espesso. Junte o açucar com a água leve-os ao fogo e deixe ferver até obter ponto espadana.
 (Ponto de Espadana (117º): Deixe escorrer a calda de uma colher de pau, ela cai como umas lâminas como espadas (espadanas) ou fitas largas)
Retire do fogo e deixe esfriar e quando se encontrar morno, junte as gemas mexendo sem parar. Leve de novo ao fogo brando até engrossar.


Assim que passar o tempo de repouso de massa, pincele-as com um pouco de azeite. Retire então pequenos pedaços e abra com cuidado para não quebrarem, primeiro com o rolo e só depois com as mãos.
Devem ficar com a espessura de uma folha de papel. Depois corte-os em retangulos e em seguida sobreponha 4 folhas de massa e pincele-as com manteiga derretida que sobrou, a medida qua vai sobrepondo as massas.
Coloque 2 colheres de sopa de recheio sobre as 4 folhas de massa e enrole-as. Dobre as pontas para cima. Repita a operação até acabar a massa.


Asse os pastéis em forno forte a 190 graus. Assim que eles estiverem dourados retire-os do forno e polvilhe com o açucar de confeiteiro.







Nenhum comentário: