Pesquisar este blog

8.30.2011

Penne all’Arrabbiata com molho apimentado

 Penne all’Arrabbiata




De modo geral, os italianos não apreciam comida apimentada, mas este prato é uma exceção. A pimenta-malagueta dá o toque picante ao molho j de tomate, com cogumelos e toucinho defumado. O penne é regado com esse molho.

Ingredientes

penne

tomates

queijo parmesão*

manjericão fresco

toucinho defumado

manteiga

cogumelos

pimenta-malagueta fresca**

alho

* ou queijo pecorino

** ou pimenta-malagueta seca




Etapas da receita

1 Prepare o molho picante

2 Cozinhe a massa; termine o prato

Lista de compras

500 g macarrão penne

30 g manteiga - 2 colh. (chá)

60 g queijo parmesão ralado na hora - 2/3 xíc. (chá)

Para o molho picante

1,5 kg - tomate

1 pimenta-malagueta vermelha fresca

2 dentes de alho

400 g cogumelos (champignons)

5-7 galhos de manjericão fresco

150 g fatias grossas de toucinho defumado

Sal e pimenta





1 O preparo do molho picante

1 Retire as folhinhas dos tomates e faça um "x" na base. Mergulhe-os em água fervente por 8-15 segundos, até que a pele comece a rachar. Passe-os com a escumadeira para uma tigela com água fria. Quando os tomates estiverem frios, escorra-os e tire a pele. Corte-os ao meio, de través, tire as sementes e pique.

2 Usando luvas de borracha, corte as pimentas-malaguetas ao meio, no sentido do comprimento. Retire o miolo e as nervuras brancas; raspe as sementes. Corte em tiras bem finas, junte as tiras e corte-as de través para obter cubinhos. Se usar pimenta seca, pique-a e tire as sementes.

3 Deite a lateral da lâmina do facão sobre cada dente de alho e bata com o punho, com cuidado. Descasque e pique o alho miudinho.

- As folhas de manjericão dão cor ao prato




4 Lave de leve os cogumelos, seque-os e corte os talos. Coloque os cogumelos com o pé voltado para baixo e corte-os em fatias.

Se puder, compre cogumelos de vários tipos para dar mais sabor ao prato.

5 Desfolhe os galhos de manjericão, deixando algumas folhas para guarnecer. Empilhe as outras folhas na tábua e pique-as miudinho.

6 Empilhe as fatias de toucinho defumado na tábua e corte-as de través, em tiras largas, usando o facão.

7 Passe as tiras para a frigideira. Frite-as em fogo brando, mexendo de vez em quando, por 5-7 minutos, até que o toucinho fique ligeiramente dourado e a gordura derreta.

8 Despreze boa parte da gordura, deixando 45 ml (3 colheres de sopa) para refogar os cogumelos.



- O toucinho confere um sabor especial ao molho

9 Refogue os cogumelos na frigideira. mexendo com a colher de pau por 3-5 minutos, até que os cogumelos amaciem e a maior parte do líquido tenha se evaporado.

10 Junte alho, pimenta-malagueta, manjericão, os tomates picados com o suco que tenha escorrido ao picar, sal e pimenta. Leve a ferver, tampe e deixe cozinhar em fogo brando por 25-30 minutos, mexendo de vez em quando.

- A polpa de tomates frescos dá um molho consistente

11 Se for necessário dar mais consistência ao molho, continue cozinhando por mais alguns minutos, com a panela destampada. Prove.




2 Como cozinhar a massa e terminar o prato

1 Encha de água a panela grande, leve a ferver e adicione 15 ml (1 colher de sopa) de sal. Coloque o macarrão. Deixe ferver por 5-8 minutos, mexendo de vez em quando. Deve ficar macio, mas al dente, isto é, firme, que pega no dente, sem ser duro. O macarrão penne absorve bem o molho,

2 Escorra o penne no escorredor e enxágüe com água quente. Enxágüe de novo o macarrão.

Ao servir

Passe o macarrão para uma travessa aquecida e adicione a manteiga. Revolva a massa com 2 garfos para temperá-la por igual. Coloque o molho e metade do queijo ralado. Misture bem, coloque mais um pouco de queijo ralado e guarneça com as folhas de manjericão reservadas. Sirva imediatamente com o queijo restante.

- O molho de tomate pode ficar mais apimentado: basta colocar mais pimenta

Nenhum comentário: