Pesquisar este blog

8.27.2011

Pot-Au Feu Cozido Francês

Pot-Au Feu
Cozido





Este cozido é um dos melhores exemplos da deliciosa culinária do campo e pode incluir até mais ingredientes, para enriquecer seu sabor. Alguns cozinheiros franceses usam osso do rabo do boi ou algum corte de carne com osso, para engrossar o caldo; outros repolho ou couve e batatas. Tradicionalmente, os acompanhamentos são: sal grosso, picles, nabo e mostarda. Também se pode servir com uma maionese de ervas.




1,5 kg de alcatra, amarrada

1 kg de osso de vitela, cortado em pedaços de 5 em

2 cebolas grandes, cada uma espetada com 2 cravos-da-índia

2 cenouras cortadas em rodelas

1 talo de aipo com as folhas, picado

6 dentes de alho cortados ao meio

1 bouquet garni com: 12 ramos de salsa, 8 grãos de pimenta-do-reino, 1 folha de louro, 1 1/2 colher de chá de tomilho (num saquinho de gaze)

6 xícaras de chá de caldo de carne

1 frango de 1,8 kg, amarrado

6 cenouras inteiras cortadas em quatro, ao comprido, e amarradas juntas

6 alhos-porós médios, só a parte branca, cortados pela metade, ao comprido, bem lavados e amarrados juntos




6 talos de aipo, divididos ao meio, no sentido do comprimento e amarrados juntos

6 nabos pequenos, raspados e cortados em quatro

500 g de lingüiça bem temperada e defumada (pode-se substituir por paio e lingüiça calabresa)

Folhas de salsa fresca para decorar




Numa panela de barro ou combuca grande, junte a alcatra, os ossos de vitela, a cebola, a cenoura cortada, aipo, alho, bouquet garni, caldo, sal e cubra tudo com água. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo, parcialmente tampado, mexendo com freqüência, por 1h30. Adicione o frango à panela, volte a ferver e mantenha em fogo baixo, semitampado, por mais 1h30, mexendo de vez em quando.



Com um garfo comprido, transfira a carne e o frango para uma travessa, retire a gordura da superfície do líquido de cozimento e coloque numa tigela. Devolva a carne e o frango à panela e junte novamente o líquido. Deixe ferver e acrescente os feixes de vegetais (cenoura, alho-poró e aipo). Cozinhe, parcialmente tampado, por 10 min. Junte o nabo, os embutidos e deixe em fogo baixo por 20 a 30 min ou até amolecer a carne e os legumes.




Sirva como prato único, diretamente na panela em que foi cozido, ou em dois pratos, separadamente: primeiro o caldo e a seguir as carnes c legumes. Decore com os ramos de salsa.

(8 a 10 porções)

Nenhum comentário: