Pesquisar este blog

8.07.2011

Pretzel com açúcar e canela


Ingredientes:

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cerveja
1 tablete (15 g) de fermento biológico
1/2 xícara (chá) de manteiga
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó


Modo de Preparo:
Peneire a farinha de trigo na tigela da batedeira. Junte a cerveja, o fermento, a manteiga (reserve 2 colheres de sopa), o açúcar (reserve 2 colheres de sopa) e o sal. Bata por 4 minutos e transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Sove por 15 minutos, ou até desgrudar das mãos, ficar macia, elástica e soltar bolhas. Com a metade da manteiga reservada, unte uma tigela, coloque a massa e cubra a tigela com filme plástico. Deixe a massa crescer, em local aquecido, por 1 hora, ou até dobrar de volume. Com o restante da manteiga, unte duas assadeiras grandes. Divida a massa em 12 partes e faça rolinhos de 60 cm de comprimento cada um, de pouco menos de 1 cm de espessura. Modele cada rolinho de massa dando a forma de um pretzel. Repita o procedimento com o restante da massa, dispondo os rolinhos prontos nas assadeiras. Em seguida, cubra as assadeiras com filme plástico e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Ligue o forno à temperatura média. Leve ao forno por 25 minutos, ou até dourar a superfície da massa. Retire do forno, polvilhe o açúcar reservado e a canela em pó. Sirva em seguida.







2 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Olá Ricardo, que bom receita de Pretzel, receita muito tradicional, originada na Holanda e hoje divulgada pelo muito fora, saudável, com muitas variantes, gosto com sementes de gergelim.
Parabéns

HepatitesMS disse...

Olá equipe do blog Alquimia da Cozinha.

A Hepatite B é uma doença silenciosa que, em sua forma crônica, atinge mais de dois milhões de brasileiros. Apesar de ser uma doença comum, nem todos conhecem as formas de transmissão ou prevenção, como a vacina, que está disponível nos postos de saúde. Para diminuir os riscos e consequências da Hepatite B, precisamos reforçar a divulgação das informações básicas. Por isso, contamos com sua ajuda. Entre em contato para receber todo o material da campanha!

Muito obrigada.