Pesquisar este blog

8.18.2011

Saint-Honoré


Na Idade Média a doçaria era produzida pelo clero, o que ainda hoje se reflete em muitas designações. Saint-Honoré é o patrono dos pasteleiros ou digamos Confeiteiros....


1/2 porção de massa aerada doce
1 porção de massa cozida
1 ovo batido
250g de açucar de confeiteiro


Chantilly

200ml de creme de chantilly para bater
50g de açucar em pó
1 colher de chá de essencia de baunilha


Comece por aquecer o forno a 180C. Unte dois tabuleiros com manteiga derretida e leve ao frigorifico. Estenda a massa aerada numa superficie polvilhada com farinha até atingir 3mm de espessura. Corte um circulo com 20cm de diametro para a base do Saint Honoré. Coloque num dos tabuleiros pique com um garfo e pincele ligeiramente com o ovo batido.


Transfira a massa cozida para um saco de confeitar com o bico liso de 1cm e espalhe uma tira sobre a massa aerada, ao seu redor. Espalhe uma segunda tira por dentro da primeira e colada a ela, e pincele com o ovo batido. As tiras de massa cozida devem ter a mesma espessura da massa aerada. Leve a assar ao forno por 40 minutos ou até a massa aerada fique dourada e a massa cozida cresça bastante.
Continuando a usar o saco de confeiteiro distribua no outro tabuleiro bolas de massa cozida do tamanho de nozes, deixando um intervalo de pelo menos 5cm entre elas. Pincele com ovo batido. Leve para assar em forno durante 40 minutos ou até ficarem bem douradas e crescidas.
Não abra o forno durante os 15 minutos ou a massa não crescera. Deixe esfriar sobre uma grelha.


Para preaparar o caramelo comece a encher uma frigideira grande com água fria e coloque-a junto ao fogão. Junte o açucar granulado fino e 3 colheres de sopa de agua num tacho pequeno de base pesada. Leve ao fogo brando mexendo sempre para dissolver o açucar e depois deixe levantar fervura e fervilhar até obter um caramelo dourado. Para a cocção colocando o tacho dentro da frigideira por alguns segundos. Mergulhe cuidadosamente a metade superior de cada Chou ( bola de massa assada ) no caramelo, Deixe esfriar num tabuleiro untado com manteiga durante 2 minutos. Mergulhe a metade inferior dos choux no caramelo e faça-os aderir rapidamente a base do Saint Honoré.


Para preparar o chantilly coloque o creme numa tigela e adicione o açucar e a baunilha. Bata com o fouet ou uma batedeira até obter uma mistura fofa e consistente.
Transfira o chantilly para um saco de confeiteiro munido do bico em forma de estrela, e espalhe no centro da base. Leve ao congelador pelo menos por 25 minutos antes de servir.








Nenhum comentário: