Pesquisar este blog

8.29.2011

Salade Niçoise e suas versões francesas

Salade Niçoise (1)






É sempre servida como entrada. Os ingredientes dependem da estação do ano e do que está disponível no mercado. Mas ovos duros, filés de anchovas, azeitonas pretas e tomates, com alho no molho, são elementos constantes no que deve ser uma salada rústica campesina, e não um complexo preparado de chef.



Arrume na saladeira 1 alface cortada em quatro. Junte 2 ovos duros cortados ao meio, 2 tomates bem firmes cortados em quatro, não mais do que meia dúzia de filés de anchovas, 8 ou 10 azeitonas pretas e, se gostar, algumas alcaparras. O molho, feito do melhor azeite de oliva frutado que você puder encontrar, vinagre de estragão, sal, pimenta-do-reino e 1 dente de alho esmagado, deve ser misturado à salada somente na hora em que for consumida. Cabe a você escolher os outros ingredientes: atum, vagens cozidas, pimentões vermelhos crus em rodelas, beterrabas, batatas, corações de alcachofras. Depende do que será servido depois.




Salade Niçoise (2)



Atum em azeite, polpa de tomates, filés de anchovas cortados em cubos. Tempero de estragão, cerefólio e cebolinhas picadas, com ou sem mostarda.

Versão de Escoffier.




Salade Niçoise (3)



Ingredientes: corações de alcachofras novas cortados em quatro, azeitonas pretas, pimentões vermelhos crus, tomates cortados em quatro, filés de anchovas.



Tempero: azeite de oliva, vinagre, sal, pimenta-do-reino, mostarda, fines herbes.



Heyraud: La cuisine à Nice.




Salade Niçoise (4)



Escudier (La véritable cuisine provençale et niçoise) tem ainda outra versão. Essa salada, diz ele, uma deliciosa entrada de verão, não é servida numa saladeira, mas numa travessa plana, redonda ou oval.




Corte tomates muito firmes em rodelas e retire as sementes. Salgue ligeiramente. Arrume as rodelas numa travessa. Sobre os tomates; ponha alguns filés de anchovas. Salpique com pequenos losangos de pimentão verde e azeitonas pretas. Umedeça com azeite de oliva e vinagre e apimente ligeiramente. Você poderá também salpicar a salada com folhas de manjericão picadas e decorar as bordas da travessa com rodelas de ovos cozidos.

Um comentário:

Guloso e Saudável disse...

As saladas Niloise, são de Nice, França.
são visualmente lindas e deliciosas no paladar.