Pesquisar este blog

8.19.2011

Soufflé au Chocolat - Suflê de chocolate


O suflê é o ponto alto da culinária francesa, e este, especialmente, é uma maneira fantástica de encerrar uma refeição bem preparada. Se você quiser sofisticá-lo ainda mais, sirva-o com creme chantili ou com um molho quente de chocolate.


1/2 xícara de chá de açúcar cristal
1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga
4 gemas
1 colher de café de essência de baunilha
1 tablete de 200 g de chocolate meio amargo, picado
6 claras
Açúcar de confeiteiro para polvilhar




Preaqueça o forno a 205ºC. Unte uma tigela de suflê e polvilhe-a com o açúcar de confeiteiro. Retire o excesso, sacudindo a tigela. Forre-a com uma tira de papel-manteiga untado com manteiga e açúcar até ultrapassar uns 5 cm a borda da vasilha.
Numa outra tigela, misture 1/4 de xícara de chá de açúcar cristal, a farinha de trigo e 1/3 de xícara de leite. Esquente o leite restante e despeje-o na tigela, mexendo, até obter uma mistura lisa. Ponha-a para ferver numa panela e cozinhe, sempre mexendo, por 3 min. Tire-a do fogo e acrescente a manteiga, depois as gemas, uma a uma, a baunilha e o chocolate picado. Mexa até derretê-lo totalmente.



Bata as claras em neve, junte o açúcar restante, aos poucos, e incorpore-a delicadamente à mistura de chocolate.
Ponha o suflê na tigela refratária preparada e leve-a ao forno, reduzindo imediatamente a temperatura para 191ºC. Asse-o por 34 a 40 min ou até crescer. Polvilhe-o com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.







Nenhum comentário: