Pesquisar este blog

8.25.2011

Tarte Tatin

Tarte Tatin

Esta deliciosa torta de frutas caramelizadas foi criada pelas irmãs Tatin, que dirigiam um restaurante em Sologne, Orléanais, na virada do século.




Ingredientes

Massa

50 g/ 4 colheres de sopa de manteiga, amolecida

40 g/ 3 colheres de sopa de açúcar

1 ovo

115 g/ 1 xícara de chá de farinha de trigo

1 pitada de sal

Recheio de maçã

75 g/ 6 colheres de sopa de manteiga, amolecida

115 g/ 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo

10 maçãs firmes, sem cascas, sem miolos e cortadas em fatias grossas

creme de leite batido, para servir

4 porções




1 Para fazer a massa, bata a manteiga com o açúcar numa tigela até que fique esbranquiçada e cremosa. Adicione o ovo batido, e depois coloque a farinha de trigo e o sal; misture bem até obter uma massa lisa. Sove a massa ligeiramente numa superfície polvilhada com farinha de trigo e depois embrulhe-a em plástico aderente e coloque na geladeira por 1 hora.


2 Unte uma forma de torta de 23 cm de diâmetro; coloque 50g/ 4 colheres de sopa de manteiga dentro da forma. Coloque a forma no fogão e derreta a manteiga em fogo baixo. Remova e salpique 65 g/ 1/3 xícara de chá de açúcar sobre a manteiga derretida.




3 Arranje as fatias de maçã na forma, salpique com o restante do açúcar e distribua o restante da manteiga por cima.

4 Preaqueça o forno a 230°C/ 450°F/ Gás 8. Coloque a forma novamente no fogão e aqueça em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até que um caramelo dourado claro se forme no fundo. Remova a forma do fogo.



5 Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo num círculo do mesmo diâmetro da forma e coloque por cima das maçãs. Dobre as extremidades da massa em volta das maçãs.

6 Asse a torta por cerca de 20 a 25 minutos, até que a massa esteja dourada. Remova a torta do forno e deixe descansando por 5 minutos.



7 Vire a torta numa travessa. Sirva ainda morna com creme de leite batido

Um comentário:

Yolanda disse...

Esse é o doce mais famoso. Ficou lindo. Parabéns. Felicidades.