Pesquisar este blog

8.20.2011

Zabaglione com Palitos Ia Reine

Zabaglione com Palitos Ia Reine

Este creme de ovos deve ser consumido imediatamente depois de ser feito. Muito rápida de preparar, é a sobremesa perfeita para convidados inesperados.
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 20 minutos
Para 4-5 pessoas



Palitos la reine

2 ovos, claras e gemas separadas

50 g de açúcar granulado fino

50 de farinha sem fermento

Açúcar em pó para polvilhar





Zabaglione

4 gemas de ovo

100 g de açúcar granulado fino

75 ml de vinho Marsala




1 Preaqueça o forno a 200°C (Gás 6). Forre um tabuleiro do forno com papel vegetal isolante de gordura. Coloque um bico de 1 cm num saco de pasteleiro.



2 Para fazer os palitos Ia reine, bata as gemas com o açúcar até estarem cremosas e quase brancas. Numa outra tigela bata as claras em castelo firme. Envolva um terço das claras em castelo na gemada, usando uma colher de metal ou uma espátula de plástico. Peneire metade da farinha sobre a mistura e envolva cuidadosamente. Junte uma segunda porção de claras. Envolva a farinha restante e termine com o resto das claras, tentando não mexer demasiado para obter a massa mais leve possível. Coloque a mistura no saco de pasteleiro e desenhe palitos com 8 cm de comprimento, um pouco afastados, sobre o papel vegetal. Polvilhe liberalmente com o açúcar em pó e deixe repousar 5 minutos à temperatura ambiente. Isto fará com que o açúcar se dissolva, criando o efeito nacarado típico destes palitos. Coza no forno durante 10 minutos ou até estarem ligeiramente dourados. Retire o papel do tabuleiro, com os palitos agarrados, e volte-o ao contrário sobre uma superfície de trabalho. Salpique o papel com um pouco de água para ajudar a descolá-lo. Vire os bolinhos e deixe-os arrefecer sobre uma rede.






3 Para fazer o Zabaglione, leve um tacho meio cheio de água ao lume até ferver e baixe o lume. Bata as gemas com o açúcar, numa tigela resistente ao calor, até estarem quase brancas. Adicione o Marsala. Coloque a tigela sobre a água quente e bata até o volume inicial quadruplicar e apresentar uma textura firme e espumosa. Sirva imediatamente em copos de vinho grandes, acompanhado pelos palitos la reine.




Sugestão do Chef

O Zabaglione é uma sobremesa de emergência excelente para servir a convidados inesperados. Se não tiver o Marsala com que tradicionalmente é confeccionado, use vinho da Madeira

2 comentários:

Beta disse...

Humm parece delicioso!bjs

Graciela disse...

Huuum que delícia, geladinho com morangos, amei!