Pesquisar este blog

9.06.2011

Borscht - Sopa fria de beterrabas

Borscht - Sopa fria de beterrabas




Suco e sopa

Na Polônia, a palavra borscht dá nome a um suco agridoce, à base de beterrabas, que é servido como refresco. Na Rússia e na Ucrânia, a mesma palavra serve para nomear inúmeras versões de uma sopa muito rica, feita com grande variedade de ingredientes. As beterrabas são indispensáveis a todas as receitas. Na variante mais popular, todos os legumes são servidos em pedaços. Há aqueles que preferem os legumes passados na peneira e a beterraba ralada antes de voltar para o caldo.





Ingredientes

1 kg de beterrabas cruas

2 cenouras

2 cebolas

2 talos de folhas de salsão

salsinha

sal e pimenta-do-reino a gosto




6 batatas descascadas e cozidas para servir no prato

Suco de 1 limão

2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de creme de leite azedo para servir




Modo de Fazer

Descascar e lavar as beterrabas, as cenouras, a cebola e o salsão. Sobre fogo baixo, cozinhar tudo em uma panela grande com dois litros de água, sal e pimenta, por uma hora e meia. Quando os legumes estiverem cozidos, separar e ralar as beterrabas, passando os demais ingredientes por uma peneira grossa. Devolver o purê obtido e as beterrabas raladas ao caldo do cozimento. Ferver apenas mais um pouco, acrescentando o limão e o açúcar. Quando a sopa esfriar, colocá-la tampada na geladeira. Servir em prato fundo, com uma batata cozida, tendo ao lado uma molheira com o creme de leite azedo, para que cada um se sirva à vontade**.




** Pode-se cozinhar um pedaço de carne bovina (músculo, por exemplo) com os legumes, e servi-lo à parte. Nesse caso, como os judeus não misturam carne e leite em sua culinária, dispensa-se o creme azedo no momento de servir.




Nenhum comentário: