Pesquisar este blog

9.06.2011

Crèpes Dentelles

Crèpes Dentelles





Eis aqui um belo prato para crianças, um tanto diferente das panquecas comuns. 

Os ingredientes são 2 ovos grandes, o peso deles (que deverá ser de 120 g a 150 g) em manteiga, farinha de trigo e açúcar, cerca de 1/2 xícara de leite, 1 colher de sopa de rum, sal.




Misture os ovos com a farinha, o açúcar, 1 pitada de sal e a manteiga apenas derretida até ficar tudo bem homogêneo. Aos poucos, junte o leite morno até que você tenha uma massa mais ou menos da consistência de um creme espesso.

Unte uma frigideira de ferro, pesada, ligeiramente, muito ligeiramente, com manteiga, aqueça-a e faça panquecas muito pequenas, com pouco mais de 1 colher de sopa da massa de cada vez. Se tiver uma frigideira grande, poderão ser feitas 2 ou 3 panquequinhas por vez, porque a massa deverá estar exatamente firme o suficiente para não escorrer na frigideira, a menos que esta seja virada. Vire as panquecas do modo habitual e, quando estiverem no ponto em ambos os lados, suspenda-as com uma espátula. Ficam melhores se servidas com manteiga derretida e açúcar.




Essa receita é para 20 a 30 panquecas pequenas, de modo que ela pode ser reduzida à metade. O rum, embora pouco, faz uma grande diferença no sabor e na textura crocante da massa, mas, se você preferir omiti-lo, aromatize a massa com raspas de casca limão ou laranja.

Com essa massa, faz pouca diferença as panquecas serem feitas todas de uma vez ou deixadas para depois. A quantidade de manteiga usada para fritá-las deverá ser muito pequena.



Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, quanto leva de farinha de trigo e de açúcar!!Grata Cris