Pesquisar este blog

9.02.2011

Erbazzone - Empada de legumes

Erbazzone
Empada de legumes





Na Emilia-Romagna, a massa é muitas vezes substituída por empadas feitas com recheio de legumes, ou por um tipo muito fino e muito macio de pão achatado, chamado, “piadina”, que é recheado com fatias de presunto, requeijão ou espinafres salteados com alho. Estas empadas são excelentes para piqueniques.




2 1/2 chávenas (315 g) de farinha

3 colheres de sopa (60 g) de banha ou margarina

1 kg de folhas de bredos ou espinafres

1 cebola grande finamente picada

220 g de barriga de porco ou toucinho entremeado sem courato finamente picado

3/4 de chávena (90 g) de queijo parmesão acabado de ralar

90 g de presunto picado




Coloque a farinha em monte sobre uma superfície de trabalho e faça uma cova no centro. Deite aí a banha e água morna suficiente para fazer uma massa macia. Amasse-a até ficar lisa e elástica. Envolva-a em plástico e deixe repousar a massa num local fresco até chegar a altura de a usar.

Ferva os bredos num grande tacho de água com sal até ficarem murchos. Escorra-os e esprema-os bem; pique-os grosseiramente.



Frite suavemente a cebola e a barriga de porco até a cebola ficar dourada. Junte os bredos e deixe cozer, mexendo sempre, durante alguns minutos. Retire do calor, adicione o queijo e mexa bem.

Estenda 2/3 da massa para forrar uma forma de empada de 23 cm, untada com manteiga. Introduza o recheio e cubra com o presunto. Estenda a massa restante num círculo e utilize-o para cobrir a empada, vincando os bordos. Pique com um garfo para deixar escapar o vapor. Aqueça previamente o forno a 180°C. Leve a empada ao forno até ficar de um castanho-dourado, durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de servir. Guarneça com salsa.

Para 4-6 pessoas



Nenhum comentário: