Pesquisar este blog

9.05.2011

Hachis Parmentier na França, Patel de Papas na Argentina, Chile e Uruguay e no Brasil o nosso Escondidinho...

Hachis Parmentier




Aqui no Brasil temos muitos nomes para este prato. O mais interessante é "torta Madalena", ou poderiámos chama-lo de " Escondidinho", na França é Hachis Parmentier, na Argentina, Uruguay e Chile, se chama Pastel de Papas.....



Para a carne

1 cebola grande

4 dentes de alho

4 tomates

5 colheres (sopa) de azeite extravirgem

1 kg de carne moída

1/2 litro de água

1/2 tablete de caldo de carne

sal


Preparo Carne

Corte a cebola em cubinhos pequenos. Passe o alho no espremedor de alho.
Lave bem os tomates, retire a pele e as sementes e corte em cubinhos. Para tirar a pele do tomate, coloque água em uma panela e leve ao fogo para ferver. Junte os tomates e deixe-os ferver por 1 minuto. Depois passe-os em água fria, assim a pele sai mais facilmente.
Numa panela média, coloque 3 colheres de azeite e leve ao fogo médio até esquentar um pouco. Junte a cebola e deixe-a fritar por 3 a 5 minutos, mexendo sempre, até dourar.
Junte a carne moída, o alho e os tomates. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Enquanto isso, coloque a água para esquentar e dissolva nela o tablete de caldo de carne.
Despeje esse caldo na panela da carne e continue cozinhando por 20 a 25 minutos, até a maior parte do líquido evaporar-se, mas deixando a carne ainda úmida. Experimente para ver se precisa de sal.
Ligue o forno por 15 minutos em temperatura média (180°C).
Enquanto isso, monte o prato com o purê de batatas. Numa travessa retangular, própria ir ao forno e depois à mesa, espalhe a carne de maneira uniforme. Cubra com o purê de batata, alisando bem por cima.
Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até dourar. Sirva imediatamente



Para o purê de batata

1 kg de batata

1 colher (café) de sal

1 xícara de leite

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de noz-moscada


Preparo Purê

Lave as batatas, descasque-as e corte em quatro pedaços. Ponha as batatas cortadas numa panela grande e adicione água até cobri-Ias. Junte o sal e deixe que elas cozinhem até ficarem macias. Para saber se as batatas estão no ponto, espete uma delas com um garfo; se ele entrar facilmente, é porque elas já estão cozidas. Escorra a água e amasse as batatas no espremedor próprio, diretamente dentro de uma panela. Despeje o leite em uma leiteira e leve ao fogo até que ele fique morno. Coloque a manteiga na panela com as batatas amassadas, acenda o fogo baixo e vá juntando o leite morno aos poucos, mexendo sem parar com uma colher de pau, até ficar um purê macio. Junte a noz-moscada, mexa mais um pouquinho e pronto. É só servir imediatamente.



Dica...quando quiser um pure lisinho e bem macio faça-o na batedeira....coloque tb um dente de alho e bata, vai te dar um sabor bem gostoso, outra dica se quiser coloque queijo no purê.....











Nenhum comentário: