Pesquisar este blog

9.15.2011

Paris-Brest a roda de bicicleta deliciosa....

Paris-Brest


Estes bolos em forma de rodas foram criados em homenagem a uma prova de ciclismo entre Paris e Brest, situada na costa atlântica da Bretanha.

Para 4 Paris-Brest

1 Porção de massa cozida
1 ovo, batido
50 g de amêndoas laminadas ou cortadas



Crème pâtissière pralinée

250 ml de leite
1 colher de chá de extracto ou essência de baunilha
2 gemas de ovo
60 g de açúcar granulado fino
1 1/2 colheres de sopa de farinha sem fermento
1 1/2 colheres de sopa de amido de milho
40 g de creme praliné ou creme de chocolate com avelãs
100 g de manteiga sem sal, d temperatura ambiente






1 Preaqueça o forno a 180° C (posições 3-4 do forno a gás). Unte um tabuleiro com manteiga e leve ao frigorífico. Quando esta solidificar, mergulhe um corta-massas com 10 cm de diâmetro em farinha e marque 4 círculos na manteiga, deixando um intervalo de 5 mm entre cada um.




2 Transfira a massa cozida para um saco de pasteleiro munido de um bico de 1 cm, redondo ou em forma de estrela. Guiando-se pelos círculos de farinha, espalhe a massa no tabuleiro, desenhando anéis perfeitos. Pincele ligeiramente com o ovo batido (tendo o cuidado de não deixar escorrer para os lados, pois isso pode impedir a massa de crescer uniformemente). Se necessário, use o pincel para fechar os anéis e uniformizar as extremidades. Polvilhe com as amêndoas laminadas e leve a cozer ao forno durante 35 minutos, ou até a massa ficar estaladiça e dourada. Retire do tabuleiro e coloque sobre uma grelha, para arrefecer. 



3 Para preparar o creme pütissière pralinée, junte o leite e a baunilha num tacho e leve a lume brando, até levantar fervura. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um preparado esbranquiçado. Peneire a farinha e o amido sobre o preparado de gemas e bata até incorporar. Adicione metade do leite quente, bata bem e transfira tudo para o tacho com o leite restante. Deixe levantar fervura, sem parar de mexer, e deixe ferver por 1 minuto, para cozer a farinha. Retire do lume e espalhe sobre um tabuleiro, para que arrefeça rapidamente. Cubra a superfície do creme com papel vegetal, para evitar a formação de uma película. Quando estiver frio, incorpore o creme prafné. Adicione a manteiga e bata até obter um creme claro e fofo.




4 Corte os anéis de massa ao meio, horizontalmente. Transfira o creme para um saco de pasteleiro e recheie as metades inferiores dos anéis. Cubra com as metades superiores e sirva.




Um comentário:

Juliana Braga disse...

Que delícia de blog!
Dá uma passada no meu.
Bjs

www.comerrezando.blogspot.com