Pesquisar este blog

9.06.2011

Pastel de Santa Clara

Pastel de Santa Clara






Ingredientes

Massa
4 xíc. de farinha de trigo peneirada
1 xíc. de água
1/2 colh. (chá) de sal
2 ovos




Recheio

3 1/3 xíc. de açúcar
2 xíc. de água
2 colh. (sopa) de farinha de trigo
2 colh. (chá) de manteiga
1 colh. (chá) de baunilha
20 gemas


Para polvilhar

Açúcar de confeiteiro

Acessórios

Cortador de biscoito com 10 cm de diâmetro 45 fôrmas caneladas redondas altas com 7 cm de diâmetro

Preparo

1 Numa tigela bata os ovos com o sal. Junte a água e a farinha de trigo. Misture com as mãos e depois ponha a sobremesa sobre uma superfície polvilhada com farinha.

2 Amasse por três minutos, batendo até que a massa fique elástica. Ponha numa tigela polvilhada, cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora.




Recheio

1 Numa panela, coloque o açúcar e a água. Mexa até dissolvê-lo. Cozinhe sem mexer até a calda ficar ligeira-mente grossa. Retire do fogo e deixe esfriar.

2 Junte a manteiga, a farinha, as gemas e a baunilha à calda. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar.

Montagem

1 Divida a massa em várias partes. Pegue uma parte e abra com um rolo sobre um pano limpo, polvilhado com farinha de trigo. Abra na espessura mais fina que conseguir. Deixe descansar por três minutos.
2 Ponha as mãos por baixo da massa e a estique em todas as direções, até que fique bem f na e transparente. Deixe descansar sobre o pano até começar a secar e ficar áspera, sem grudar nas mãos.
3 Corte a massa com o cortador de biscoitos. Pegue dois pedaços e coloque um sobre o outro, forrando a fôrma. Ponha uma colher (sopa) de recheio.



4 Aqueça o forno em temperatura média. Pegue mais dois círculos de massa e cubra as fôrmas recheadas. Aperte a borda com o cabo de uma colher e reserve. Repita o pro-cedimento com o restante da massa e do recheio.
5 Ponha as forminhas numa assadeira e asse por dez minutos ou até a massa ficar crocante e ligeiramente dourada. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.



Um comentário:

Sandra Batista disse...

Que tentação, bem que comia um pastelinho desses agora...ficou lindo!
Beijinho