Pesquisar este blog

9.14.2011

Pithiviers a tradicional sobremesa da Noite de Reis da França.

Pithiviers






Esta receita, originária da cidade de Pithiviers, no centro de França, é a sobremesa tradicional da Noite de Reis, altura em que é decorada com uma coroa dourada e esconde uma fava que elege a rainha ou o rei do dia.



Para 4-6 pessoas

1 porção de massa folhada
1 ovo, batido
30 g de açúcar granulado fino



Creme de amêndoa

50 g de manteiga sem sal, amaciada
50 g de açúcar granulado fino
50 g de amêndoas raladas
1 ovo
1/2 colher de sopa de farinha sem fermento
2 colheres de chá de rum



1 Comece por aquecer o forno a 220° C (posições 7-8 do forno a gás). Corte a massa folhada ao meio e estenda de modo a obter dois quadrados com 20 cm de lado. Disponha em dois tabuleiros forrados e leve ao frigorífico.

2 Para preparar o creme de amêndoa, bata a manteiga com o açúcar. Adicione as amêndoas raladas e o ovo, misture bem e incorpore a farinha e, por fim, o num. Leve ao frigorífico.




3 Retire um dos tabuleiros do frigorífico. Usando um prato ou um corta-massas com 14 cm de diâmetro, marque levemente um círculo na massa. Pincele-a em redor do círculo com ovo batido. Coloque o creme de amêndoa no centro e espalhe-o de modo a formar uma cúpula (evitando a área pincelada com ovo). Cubra com o segundo quadrado de massa folhada e pressione as extremidades, para vedar.




4 Com a ajuda de uma colher de chá, pressione delicadamente a superfície lateral da massa, de modo a criar um recorte feito de pequenos semicírculos. Leve ao frigorífico durante 10 minutos e, depois, use uma faca afiada para recortar a massa, seguindo o padrão anteriormente definido. Aqueça o forno a 200° C (posições 5-6 do forno a gás). 5 Prepare uma calda, misturando os 30 g de açúcar com 30 ml de água, num tacho pequeno. Mexa em lume médio, até dissolver o açúcar, deixe levantar fervura e retire do lume, para arrefecer.



6 Pincele o cimo da massa com ovo (sem deixar escorrer para os lados, pois isso impedirá a massa de crescer uniformemente). Com a ponta de uma faca, desenhe um padrão espiralado no cimo da massa. Leve a ao forno e deixe cozer durante 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para 180° C (posições 3-4 do forno a gás) e deixe cozer por mais 25 minutos ou até dourar. Retire do forno e pincele, de imediato, com a calda de açúcar, para dar brilho. Sirva ainda quente.



2 comentários:

Elicéa disse...

Saltou a receita da massa folhada.

Ricardo Galache disse...

Ola Elicéa aqui no blog tem a receita de massa folhada, mas no caso desta receita é massa folhada pronta que vende pronta.