Pesquisar este blog

9.21.2011

Snickerdoodles

Snickerdoodles






Estes biscoitos com sabor de citricos, com a sua cobertura de canela e açúcar, têm surgido sob diversos nomes nos livros de cozinha regional da América desde o século passado. .





Para cerca de 30 biscoitos


250 g de farinha sem fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 colher de chá de sal

Pitada generosa de noz-moscada moída

115 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

175 g de açúcar granulado fino



1 ovo

1 gema de ovo

1 colher de chá de extracto ou essência de baunilha

1 colher de chá de raspa fina de casca de laranja ou limão

2 colheres de chá de canela em pó, para revestir

2 colheres de chá de açúcar, para revestir




1 Aqueça o forno até aos 190° C (posição 5 no forno a gás), por forma a ficar moderadamente quente. Prepare dois tabuleiros de ir ao forno, barrando-os com manteiga derretida.




2 Peneire a farinha com o bicarbonato de sódio, o sal e a noz-moscada. Forme um creme com a manteiga e o açúcar, adicione o ovo, a gema, a baunilha e a raspa de laranja ou limão. Bata até obter uma massa leve e fofa. Junte os ingredientes peneirados e misture bem. Raspe a massa dos lados da tigela, cubra-a com um pedaço de película aderente e refrigere durante 30 minutos. Numa tigela pequena, misture a canela e o açúcar.




3 Com uma colher de chá, retire pedaços de massa e forme bolas com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Role as bolas no açúcar com canela e coloque-as nos tabuleiros já preparados, separando-as a 5 cm umas das outras. Achate-as ligeiramente e leve ao forno durante cerca de 12 minutos, ou até que comecem a ficar com os rebordos acastanhados, deslizando facilmente no tabuleiro. Retire-as dos tabuleiros e deixe arrefecer sobre uma grade. Repita o processo com o resto da massa, preparando os tabuleiros como no passo 1.




Sugestão do Chef

Se pretende fazer mais do que um tabuleiro de biscoitos num forno sem ar circulante, troque as suas posições a meio da cozedura para garantir uma cozedura homogênea.

Um comentário:

Guloso e Saudável disse...

Muito bonitos, o sabor cítrico deve dar uma frescor especial, devem estar deliciosos.
Abraço.
Vânia