Pesquisar este blog

9.06.2011

Soupe à L’Oignon

Soupe à L’Oignon




Receitas de sopa de cebola variam em todo o mundo, mas esta é absolutamente clássica - era a sopa tradicional tomada pelos trabalhadores do Les Halles, o mercado central de alimentos de Paris.

Ingredientes

30 ml/ 2 colheres de sopa de manteiga

15 ml/ 1 colher de sopa de óleo

3 cebolas grandes, cortadas em fatias finas

5 ml/ 1 colher de chá de açúcar mascavo

15 ml/ 1 colher de sopa de farinha de trigo




550 ml de caldo de carne concentrado

30 ml/ 2 colheres de sopa de sherry medium

10 ml/ 2 colheres de chá de molho inglês

8 fatias de pão francês

15 ml/ 1 colher de sopa de mostarda preparada em grãos

115 g/ 1 xícara de chá de queijo Gruyère, ralado

salsinha fresca picada, para enfeitar

4 porções




1 Aqueça a manteiga e o azeite numa panela grande e adicione as cebolas e o açúcar mascavo. Frite em fogo brando por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas comecem a dourar.

2 Junte a farinha de trigo e cozinhe por mais 2 minutos. Adicione o caldo de carne concentrado e mais 550 ml de água; depois, junte o sherry e o molho inglês. Tempere bem, tampe e cozinhe em fogo baixo por 25 a 30 minutos.




3 Preaqueça o grill e antes de servir, toste ligeiramente o pão em ambos os lados. Besunte um lado do pão com a mostarda e coloque queijo ralado por cima. Grelhe as torradas até que o queijo esteja borbulhando e dourado.

4 Coloque conchadas de sopa nos pratos. Arrume duas torradas em cima de cada prato de sopa e enfeite com a salsinha picada. Sirva imediatamente.




Variaçao

Omita a mostarda e, no lugar dela, esfregue as torradas em ambos lados com um dente de alho cortado ao meio, antes de adicionar o queijo Gruyère.



Nenhum comentário: