Pesquisar este blog

9.29.2011

TOUR CULINÁRIO PELA FRANÇA SUAS REGIÕES

TOUR CULINÁRIO PELA FRANÇA




A França é merecidamente famosa por sua excelente comida, e viajar através do pais, experimentando pratos regionais é um enorme prazer para os que gostam de uma boa refeição. O tamanho do pais nos permite que haja variações consiferaveis em termos de clima e relevo. Os tempos em que as comunicações eram deficientes fez cada região dependente de sua propria produção e por isso cada área tem sua especialidade. Os mercados são uma maravilhosa fonte de ingredientes crus básicos, que sempre são escolhidos com consideravel cuidado, sejam vegetais frescos, vinhos ou queijos. A França é conhecida por seus queijos. Cada região tem o seu proprio, feito de leite de vaca, cabra ou ovelha, e variando desde a consistencia macia e cremosa até os mais duros e fortes.



Região da Normandia na França


A costa da Bretanha é bem conhecida pela abundancia de pescados, particularmente frutos do mar, como mexilhões, lagostas e ostras. Pescado especialmente o Sole, tambem vem das vizinhanças da Normandia, uma região igualmente notavel por suas ricas pastagens. Queijos famosos como o Camembert, Pont L´Evêque e Neufchatel, são produzidos juntamente com ricas manteigas e creme de leite ( o creme espesso, ligeiramente acido ) e queijos cremosos frescos como o fromage blanc. A Normandia é tambem famosa pelas suas plantações de maças, a fruta da qual é feita a cidra. Benedictine, o licor de ervas, é outra especialidade da Normandia. A carne da região é excelente especialmente a de porco e de carneiro. O prato popular de tripas, Tripes a la Mode de Caen é famoso em todo o mundo.


Região de Champagne na França



A região da Champagne é conhecida pela salsicharia, incluindo lingua defumada e recheada, e caça, enquanto a região de Lorraine tem seu nome ligado a um numero de pratos, incluindo o famoso quiche. 


Região da Borgonha na França


Na Asácia encontramos carne de porco, ganso, caça e chucrute repolho picado entre suas especialidades enquanto que a região da Borgonha produz não somente vinhos finos, mas tambem carnes e aves, desta região temos um dos pratos mais conhecidos na França o Coq au Vin. Esta tambem é a região dos escargot e da mostarda Dijon. 


Região de Auvergne na França


Na região de Auvergne, temos uma grande variedade de queijos, e tambem batatas, repolhos, lentilhas, presunto, linguiças e produtos de carne de porco. As vacas da região montanhosa da Savóia produzem mais leite do que a população pode consumir, de modo que esta área é conhecida por seus pratos gratinados utilizando leite, creme e queijo. Queijo Comté, nozes, castanhas, frutas, carne desidratada e cogumelos selvagens tambem estão nesta região.


Região de Provence na França



Mais ao Sul esta Provence, uma área conhecida no mundo inteiro por seus pratos coloridos e picantes. Azeitonas e azeites de oliva, tomates, cebolas, alho e outras ervas, são ingredientes que são encontrados numa faixa de receitas, incluindo a Salada Niçoise e Ensopado de Peixe a moda do Mediterraneo. O sudoeste é uma das grandes despensas da França, produzindo carneiro, presunto de Bayonne, carne de vaca, pato, frangos, cebolas, ameixas, pessegos, peras, uvas e frutos do mar, especialmente lulas, sardinhas, anchovas e ostras.


Bordeaux França


Bordeaux é conhecida por seus vinhos finos e Conhaques, enquanto que mais alem na Dordogne, as especialidades são gansos, patos e trufas ( muitas vezes utilizadas em pates), frutas secas e frescas. 


Região do Vale do Loire França


No vale do Loire crescem vegetais e frutas e de seu rio vem peixe de agua doce como a truta. Esta tambem é a região onde a legendária Tarte Tatin foi criada pela primeira vez, com sua cobertura caramelizada de maças. Da região do Loire é apenas um passo para a Bretanha, onde nosso tour culinario começou. Como as receitas amplamente ilustram a França é sem duvida um pais onde qualquer um pode se perder em sabores, historias e viagens.....

Nenhum comentário: