Pesquisar este blog

10.11.2011

Batata Frita à Francesa (Pommes frites)

Batata Frita à Francesa
(Pommes frites)



Quantidade: 8 pessoas
Tempo de preparação: 30 minutos

Ingredientes

1 kg de batata-inglesa

3 litros de gordura vegetal para fritura





Modo de fazer

Descascar as batatas e cortá-las em palitos de 8 cm de comprimento por 6 mm de aresta. Não lavar essas batatas, mas secá-las num pano. BLANCH-LAS na gordura vegetal, até elas ficarem cozidas, porém, sem coloração (o ponto é quando a batata, sob uma leve pressão dos dedos, se esmaga). Deixá-las resfriar num tabuleiro sobre um pano ou um papel absorvente. Na hora de servir, esquentar bem a gordura e fritar as batatas rapidamente (1 minuto). Despejá-las num pano seco ou num tabuleiro com papel absorvente e temperá-las com sal. Servi-Ias quentes, crocantes e douradas por fora e macias por dentro.




Dicas

Parece fácil fazer batatas fritas, porém não é bem assim. Temos que respeitar algumas regras! Nunca usar batatas verdes (elas vão render água, ficar duras e tostar por fora rapidamente). O corte é fundamental: não use as pontas das batatas que são menores e mais finas, os pedaços devem ser iguais e sem pontas para dourar uniformemente.




 Fritar as batatas em duas vezes é muito importante; serve para pré-cozinhá-las na primeira etapa (tem chefs que fazem essa operação na água no lugar do óleo ou gordura vegetal). 





Depois de um descanso de meia hora no mini mo, dourá-las, deixando-as leves e crocantes na segunda fritura bem quente. 
Cuidado com o óleo de fritura, deve ser muito limpo. Recomendo a gordura vegetal, que deixa os legumes mais leves.



Um comentário:

salete c dimenes disse...

ola meu nome é Salete comprei um pacoté de batata pre e qual foi minha surpresa quando estava fritando me deparei com pingos vermelho como sangue dentro então estou enviando algumas fotos e o lote do pacote e gostaria de resposta sem mais