Pesquisar este blog

10.19.2011

Beignets de Chocolate

Beignets de Chocolate




Estes pequenos fritos são crocantes por fora e têm um recheio mole de chocolate. São deliciosos quando servidos quentes acompanhados de gelado de baunilha.

Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos + refrigeração
Tempo de cozedura: 30 minutos
Para 48 beignets

Ingredientes:

300 g de chocolate preto de qualidade, partido em pedaços

200 ml de double cream (creme de leite)

Cacau em pó para polvilhar

óleo para fritar

Farinha para polvilhar




Massa para beignets

250 g de farinha sem fermento

1 colher de sopa de fécula de batata ou farinha de milho

1 colher de sopa de óleo

Uma pitada de sal

1 ovo

225 ml de cerveja

2 claras de ovo

1 colher de sopa de açúcar granulado fino




1 Ponha o chocolate partido em pedaços numa tigela.
Encha uma panela com água até meio e leve a ferver. Retire a panela do fogo e coloque por cima a tigela, certificando-se de que o fundo da tigela não toca na água. Deixe o chocolate derreter lentamente e retire, então, a tigela de cima da panela. Entretanto, leve as natas ao lume num tacho pequeno, até levantarem fervura. Deite sobre o chocolate e bata, até obter um preparado liso. Rape os lados da tigela, tape e leve a firmar ao frigorífico.



2 Quando o chocolate estiver firme, transfira-o para dentro de um saco de pasteleiro e distribua-o sobre uma folha de papel vegetal, formando 48 bolinhas (não se preocupe se as bolas não ficarem perfeitamente redondas). Coloque as bolas no congelador até firmarem e, depois, role-as entre as palmas das mãos para formar bolas perfeitas (usando cacau em pó para evitar que a massa se cole às mãos). Coloque-as no congelador até solidificarem.



3 Para fazer a massa, junte a farinha e a fécula de batata numa tigela grande e faça um buraco no centro. Adicione o óleo, o sal e o ovo e misture tudo, incorporando a farinha gradualmente. Quando obtiver uma pasta lisa, adicione a cerveja aos poucos, mexendo. Continue a mexer, até a massa estar lisa.



4 Coloque o óleo numa frigideira funda e aqueça a 200° C (ou, então, encha com óleo, até um terço, um tacho grande e de base pesada, e aqueça em lume moderadamente quente). Bata as claras até firmarem, misture o açúcar e, depois, incorpore delicadamente na massa. Retire do frigorífico duas ou três bolas de cada vez e envolva-as ligeiramente em farinha. Com a ajuda de uma pinça adequada, mergulhe as bolas na massa anteriormente preparada e, depois, deite-as directamente no óleo quente (não frite demasiadas bolas ao mesmo tempo ou a temperatura do óleo baixará). Frite-as durante 3 a 5 minutos ou até ficarem ligeiramente douradas. Tire-as imediatamente do óleo e dei40_xe-as secar sobre folhas de papel absorvente. Vá repetindo a operação com as restantes bolinhas. Antes de servir os beignets, polvilhe-os ligeiramente com cacau em pó.



Dica do Chef



É muito importante que o chocolate esteja completamente gelado antes de ser frito. Se tiver tempo, prepare as bolas de chocolate com um dia de antecedência e deixe-as no congelador de um dia para o outro.

Nenhum comentário: