Pesquisar este blog

10.19.2011

Bolo Battenburg

Bolo Battenburg



Julga-se que este bolo terá sído criado em finais do século XIX em honra do casamento da neta da rainha Victoria com o príncipe Louis de Battenberg.

Para 8 pessoas

125 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

175 g de açúcar granulado fino

2 gotas de essência de amêndoa

3 ovos

180 g de farinha sem fermento

1/2 colher de chá de fermento

Corante alimentar amarelo

Corante alimentar cor-de-rosa

100 g de compota de alperce ( damasco )

Açúcar em pó

200 g de maçapão






1 Comece por aquecer o forno a 180° C (posições 3-4 do forno a gás). Forre duas formas de pão com cerca de 20 x 8 x 7 cm. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.



2 Seguindo a técnica para preparar massas cremosas, bata a manteiga com o açúcar, adicione a essência de amêndoa e incorpore, gradualmente, os ovos previamente batidos. Peneire a farinha e o fermento para cima de uma folha de papel manteiga, volte a peneirar para dentro de uma tigela e de novo para cima do papel, para que o fermento fique bem misturado com a farinha. Espalhe a farinha sobre o preparado anterior e envolva cuidadosamente até ligar.



3 Transfira metade da massa para outra tigela. Incorpore umas gotas de corante alimentar amarelo, numa das metades da massa, e umas gotas de corante cor-de-rosa, na outra metade. Deite a massa amarela numa das formas e a massa cor-de-rosa na outra. Alise com uma colher molhada. Leve ao forno, cerca de 15 a 20 minutos (verifique a cozedura, usando a técnica do palito. Retire os bolos das formas com a ajuda do papel vegetal e transfira-os para cima de duas grelhas, onde deverão arrefecer, com a crosta voltada para cima. Não retire o papel, para que os bolos se mantenham úmidos.



4 Misture a compota de alperce com 30 ml de água, num tacho, ao lume. Deixe levantar fervura, coe e reserve. Retire o papel aos bolos já frios. Apare a crosta dos quatro lados de cada bolo e corte cada um deles em dois pedaços iguais, com cerca de 15 x 2,5 cm cada um. Pincele um dos lados de um pedaço de bolo amarelo e um dos lados de um pedaço cor-de-rosa com compota morna. Una os dois lados cobertos com compota. Repita a operação com os dois pedaços restantes. Pincele a parte de cima dos dois primeiros pedaços com compota e cubra com os outros dois pedaços de modo a obter um rectângulo axadrezado, amarelo sobre cor-de-rosa e cor-de-rosa sobre amarelo.



5 Polvilhe uma superfície limpa com açúcar em pó e estenda o maçapão com o rolo da massa, até formar uma camada suficientemente grande para cobrir os quatro lados do bolo. Pincele o bolo com compota morna. Apare um dos lados do maçapão a direito. Coloque o bolo sobre o maçapão, junto à superfície aparada. Vá rodando o bolo, fazendo-o aderir ao maçapão, até que os quatro lados estejam cobertos. Com as mãos, alise cuidadosamente a superfície, para eliminar eventuais bolhas de ar. Apare o maçapão em excesso. Para servir, corte em fatias, com cerca de 2 cm de espessura.



Sugestão do Chef



Quaisquer sobras deste bolo podem ser congeladas e usadas mais tarde em receitas que requeiram o uso de migalhas de bolo.

Nenhum comentário: