Pesquisar este blog

10.19.2011

Bolo Simnel

Bolo Simnel




Este bolo de frutas recheado de especiarias e coberto com pasta de amêndoa, actualmente associado à Páscoa, era originariamente preparado para comemorar o Dia da Mãe, em Maio.





200 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

200 g de açúcar granulado fino

3 ovos

300 g de farinha sem fermento

1 colher de chá de fermento

1 colher de chá de pimenta-da Jamaica

1 colher de chá de gengibre

Uma pitadinha de cravinho

1 colher de chá de canela




50 g de amêndoas raladas

300 g de corintos

100 g de passas

Raspa de 1 laranja e de 1 limão

50 ml de Grand Marnier

600 g de maçapão

80 g de compota de alperce

30 g de açúcar em pó

Algumas gotas de sumo de limão




1 Comece por aquecer o forno a 150° C (posições 1-2 do forno a gás). Forre duplamente uma forma redonda com 20 x 10 cm . Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.

2 Seguindo a técnica para preparar massas cremosas, bata a manteiga com o açúcar. Bata ligeiramente os ovos e incorpore-os gradualmente.




3 Peneire a farinha com o fermento, a pimenta-da-jamaica, o gengibre, o cravinho, a canela, a amêndoa ralada e uma grande pitada de sal para dentro de uma tigela. Adicione os corintos, as passas e a raspa de laranja e de limão, e misture bem. Incorpore esta mistura e o Grand Marnier no preparado de manteiga. Deite metade da massa na forma e alise a superfície com uma colher molhada.




4 Coloque 200 g de maçapão sobre uma superfície levemente polvilhada com açúcar em pó. Com a ajuda de um rolo da massa, forme uma rodela com 19,5 cm de diâmetro. Coloque o maçapão na forma e cubra com a restante massa de bolo. Alise a superfície com uma colher molhada e faça uma cova no centro da massa. Leve ao forno, durante 1 hora e 45 minutos a 2 horas (verifique a co­zedura, usando a técnica do palito. Coloque a forma sobre uma grelha e deixe arrefecer. Desenforme e retire o papel vegetal.




5 Coloque mais 200 g de maçapão sobre uma superfície levemente polvilhada com açúcar em pó e forme uma rodela com 20 cm de diâmetro. Com a ajuda de uma faca, desenhe uma rede no maçapão. Num tacho, ao lume, dissolva a compota de alperce com 2 colheres de chá de água. Pincele a totalidade do bolo com a compota morna e cubra-o com a rodela de maçapão. Divida o restante maçapão em onze pedaços iguais e forme pequenas bolas. Distribua as bolas de maçapão pela parte de cima do bolo, fazendo-as aderir com um pouco de compota e achatando-as ligeiramente.




6 Coloque o bolo sob o grill do forno quente, até que o maçapão fique levemente dourado, e transfira-o para uma base de cartão forrada a alumínio. Peneire o açúcar em pó para dentro de uma tigela e misture-o com sumo de limão suficiente para obter uma pasta espessa. Transfira o preparado para um saco de pasteleiro, munido de um bico muito fino e escreva a palavra Simnel no centro do bolo.

Nenhum comentário: