Pesquisar este blog

10.19.2011

Bûche de Noël - Tronco de Natal esta receita francesa deliciosa para noite de Natal

Tronco de Natal



A forma deste tradicional bolo de Natal francês inspira-se no tronco ou madeiro queimado nas lareiras na Noite de Natal, para celebrar o triunfo da luz sobre as trevas.

Massa para o bolo de chocolate

2 ovos

3 colheres de sopa de açúcar granulado fino

4 colheres de sopa de farinha sem fermento

2 colheres de chá de cacau em pó



Creme de manteiga

30 g de chocolate doce-amargo, partido em pedaços

100 g de açúcar granulado fino

2 gemas de ovo

225 g de manteiga sem sal, amolecida



Ganache

250 g de chocolate doce-amargo, em pedaços

150 ml de double cream (natas espessas)

30 g de manteiga sem sal




1 Maçapão de compra e corantes alimentares, para decorar 1 Aqueça o forno a 200° C (posições 4-6 do forno a gás). Forre com papel vegetal um tabuleiro pouco fundo de 23 x 30 cm. Junte os ovos e o açúcar numa tigela grande. Encha uma panela com água até meio e leve a ferver. Retire-a do lume e coloque a tigela por cima da panela, de modo a que não toque na água. Bata com uma batedeira eléctrica durante 5 a 7 minutos ou até o preparado estar espesso e cremoso, ter duplicado de volume e escorrer das varas, deixando um rasto. Nunca deve ficar quente, mas apenas morno. Retire a tigela de cima da panela e mexa até arrefecer. Peneire a farinha com o cacau e envolva-os cuidadosamente no preparado anterior, parando logo que estejam incorporados. Deite a massa no tabuleiro e leve ao forno durante 6 a 8 minutos ou até revelar consistência. Desenforme o bolo quente sobre uma grelha, sem retirar o papel vegetal e sem o voltar.



2 Para preparar o creme de manteiga, coloque o chocolate numa tigela. Encha uma panela com água até meio e leve a ferver. Retire-a do lume e coloque a tigela por cima da panela, de modo a que o fundo não toque na água. Deixe o chocolate derreter lentamente e, depois, retire a tigela de cima da panela. Coloque o açúcar num tacho pequeno com uma pequena quantidade de água. Prepare a calda de açúcar, seguindo o método indicado na página 62, em Técnicas de Culinária. Entretanto, coloque as gemas numa tigela e bata-as até ficarem esbranquiçadas. Logo que a calda esteja pronta, deite-a cuidadosamente sobre as gemas, em fio fino e contínuo, sem parar de bater e tendo o cuidado de a verter no intervalo entre a vara e a tigela. Continue a bater até o preparado estar frio. Junte-lhe, então, a manteiga e, depois, o chocolate. Coloque a mistura numa tigela limpa e cubra com película aderente.



3 Para preparar o ganache, derreta o chocolate como no passo 2. Leve as natas ao lume até levantar fervura. Deite-as sobre o chocolate e bata, até obter um preparado espesso e brilhante. Junte a manteiga e misture até derreter, deixando arrefecer até ficar à temperatura ambiente.



4 Volte o bolo, coloque-o sobre uma folha grande de papel-manteiga e retire o papel vegetal usado na cozedura. Espalhe o ganache sobre o bolo e enrole-o. Apare as pontas do bolo e leve-o ao frigorífico durante 5 a 10 minutos. Deite o creme de manteiga num saco de pasteleiro com um bico de 1 cm em forma de estrela. Desenhe traços ao longo do tronco e forme espirais por cima. Em alternativa, pode espalhar o creme com uma espátula de metal. Leve ao frigorífico e, depois, use um garfo para criar o efeito de casca de árvore, desenhando veios e nós.



5 Decore com folhas de azevinho e bagas de maçapão colorido com corantes alimentares. Use verde para as folhas e vermelho para as bagas.

2 comentários:

Lella la Fornella disse...

wow!!! :-)

Paco Garcia disse...

felicidades por la receta y por el blog, esta genial, asi que con tu permiso me quedo mirando cosas ricas por aqui, saludosss