Pesquisar este blog

10.19.2011

Cake Yorkshire Parkin

Yorkshire Parkin



Os habitantes do Norte de Inglaterra são grandes apreciadores de bolos preparados com melaço e gengibre. Existem muitas versões de parkin: a presente usa golden syrup e açúcar mascavado, resultando num delicioso bolo de gengibre, úmido e consistente.




Para 8 pessoas


100 g de melaço
100 g de manteiga sem sal
100 g de golden syrup (melaço de cana)
100 g de açúcar mascavado claro
150 ml de leite
50 g de farinha (ou farelo) de aveia, finamente moída
125 g de farinha sem fermento
1 1/2 colher de chá de gengibre
2 colheres de chá de mistura de especiarias
1/2 colher de bicarbonato de sódio
2 ovos



1 Aqueça o forno a 170° C (posições 2-3 do forno a gás). Forre uma forma quadrada com 18 cm de lado e 3,5 cm de profundidade com papel manteiga. Unte o papel com manteiga e polvilhe com farinha.
2 Junte num tacho o melaço, a manteiga, o golden syrup, o açúcar mascavado e o leite, e leve a fogo brando para derreter. Retire do fogo e deixe esfriar.



3 Peneire as farinhas, o gengibre, as especiarias e o bicarbonato de sódio para dentro de uma tigela grande. Adicione o preparado anterior e bata. Incorpore os ovos (um de cada vez), mexendo delicadamente até obter uma massa lisa.




4 Coloque a massa na forma e leve ao forno durante 35 minutos (verifique a cozedura, usando a técnica do palito). Deixe o bolo esfriar dentro da forma, cerca de 5 minutos.



5 Desenforme o bolo sobre uma grelha e deixe esfriar com a crosta voltada para cima. Não retire o papel vegetal, para manter o bolo húmido até à altura de o servir, cortado em quadrados.



Dica do Chef



Para obter um melhor resultado, coloque o bolo frio num recipiente hermético e deixe maturar, cerca de 2 dias, antes de servir. Este bolo é excelente para petiscar e dura, pelo menos, uma semana.


Nenhum comentário: