Pesquisar este blog

10.13.2011

Calzone

Calzone



Calzones são pizzas simples com a cobertura como recheio, tendo o formato de uma meia lua. Este recheio de vegetais é delicioso, mas você mudar, utilizando os ingredientes que desejar.



Ingredientes

Para a massa da pizza

450 g/ 4 xícaras de chá de farinha de trigo

1 tablete de fermento biológico ou 1 colher sopa rasa de fermento biológico seco

cerca de 350 ml/ 1 1/2 xícaras de chá de água morna


Para o recheio

5 ml/ 1 colher de chá de azeite de oliva

1 cebola roxa, fatiada

3 abobrinhas, fatiadas

2 tomates grandes, cortados em cubos




150 g de muzzarella, cortada em cubos

15 ml/ 1 colher de sopa de orégano fresco, picado

leite desnatado, para pincelar

sal e pimenta-do-reino

raminhos de orégano fresco, para enfeitar



4 porções

1 Para fazer a massa, peneire a farinha e uma pitada de sal numa tigela; junte o fermento biológico fresco desmanchado num pouquinho de água quente ou simplesmente o fermento biológico seco. Junte água morna o suficiente para deixar a mistura macia, mas não pegajosa.

2 Sove a massa por 5 minutos, até que esteja macia. Tampe com plástico aderente ou com papel-toalha e deixe num local quente por cerca de 1 hora, ou até que tenha dobrado de tamanho.





3 Enquanto isso, faça o recheio. Aqueça o azeite e refogue a cebola e abobrinhas por 3 a 4 minutos. Retire do fogo e adicione os tomates, a muzzarela e o orégano; tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino. Preaqueça o forno a 220°C/ 425°F/ Gás 7 por, no mínimo, 20 minutos.





4 Sove ligeiramente a massa e divida em quatro partes. Abra cada parte num círculo de 20 cm de diâmetro numa superfície polvilhada com farinha de trigo. Coloque um quarto do recheio na metade de cada círculo. Pincele as bordas com leite. Dobre o circulo, formando uma meia lua. Pressione firmemente as bordas. Pincele com leite. Asse por 15 a 20 minutos, até que estejam dourados. Enfeite com raminhos de orégano.

Um comentário:

Guloso e Saudável disse...

Quem gosta de pizza, também gosta de calzone, é um lanche, rápido e muito prático, pode até ser saudável.
Abraço